AVALIAÇAO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANALISE CURRICULAR

Autores

  • Esequias Rodrigues da Silva Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará
  • Maria do Carmo Carvalho Madureiro Universidade Federal do Piauí
  • Cláudio de Albuquerque Marques Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.20073

Resumo

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), pela especificidade do público alvo, funcionam com o sistema semipresencial de atendimento, do tipo de regime modular, onde os conteúdos das disciplinas são apresentados ao aluno por módulo. Analisamos a estrutura curricular de uma escola da rede estadual de ensino que funciona nestes moldes, com vistas discutir uma nova proposta de trabalho docente, com ênfase no sistema de avaliação do rendimento escolar. A abordagem teórica-metodológica de cunho qualitativa e dados coletados por meio da pesquisa documental e entrevista semi-estruturada, analisados face ao modelo de avaliação formativa (Bloom, 1983; Hadji, 2001; Perrenoud, 1999), de acordo com a perspectiva de teorização em avaliação (Bonniol e Vial, 2001). Os resultados apontam para o comprometimento de três componentes essenciais do trabalho docente: o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e a avaliação do rendimento escolar. A avaliação, meramente classificatória e pontual. O estudo mostrou a viabilidade, dentro do sistema semipresencial da implementação de um novo entendimento do conceito de currículo – currículo real; da diversificação das estratégias de ensino-aprendizagem e o uso de diversos elementos, o modelo de avaliação processual – avaliação diagnóstica, formativa e somativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Esequias Rodrigues da Silva, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Professor efetivo de Biologia no CEJA Monsenhor Hélio Campos da Secretária de Educação do Estado do Ceará (Fortaleza-CE); Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Piauí), Especialista em Educação Profissional Integrada a EJA (IFCE); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014).

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, Universidade Federal do Piauí

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas - UFPI, possui licenciatura em Pedagogia, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012), com Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria.

Cláudio de Albuquerque Marques, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e Coordenador Geral de Programas Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialista em Administração Universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária (1997, Brasil/Canadá) e Ph.D. em Educação Superior pela Universidade do Arizona (2003, USA).

Downloads

Publicado

2016-01-25

Como Citar

DA SILVA, E. R.; MADUREIRO, M. do C. C.; MARQUES, C. de A. AVALIAÇAO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANALISE CURRICULAR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.20073. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.407416. Acesso em: 14 jun. 2021.