EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO POLICIAL MILITAR: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL ENTRE HUMANIZAÇÃO E MILITARIZAÇÃO

Autores

  • Geni Francinelle Alves UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.20836

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão em torno da relação existente entre a educação voltada para os direitos humanos e a formação policial militar, tendo como principal enfoque a aplicação de uma educação intercultural, que possibilite a emancipação social através de uma formação cidadã. Para tanto, será examinado o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, buscando-se compreender a interação entre suas diretrizes e a sua consolidação prática nos sistemas de Segurança Pública, com destaque ao locus Policial Militar, tendo como elemento diferenciador a cultura organizacional voltada para a militarização em contraposição à humanização de seus integrantes. Este estudo segue como referencial teórico, o autor Paulo Freire através das obras: Educação e Atualidade Brasileira e Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos, utilizando-se como metodologia o materialismo histórico dialético para nortear a análise da temática proposta, buscando-se colaborar para uma compreensão teórico-crítica mais abrangente acerca do assunto, ainda pouco explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geni Francinelle Alves, UFPB

Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas - PPGCJ/UFPB. Área de Concentração em Direitos Humanos. Linha de Pesquisa Gênero e Direitos Humanos

Downloads

Publicado

25-01-2016

Como Citar

ALVES, G. F. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO POLICIAL MILITAR: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL ENTRE HUMANIZAÇÃO E MILITARIZAÇÃO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.20836. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.417425. Acesso em: 28 mar. 2024.