ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO RELATO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS

Autores

  • Larissa Guadagnini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.23413

Resumo

O presente estudo analisa o relato dos professores da sala regular e da educação especial, em relação à adaptação curricular para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa, realizada por meio de questionários, teve como participantes 18 professores de uma diretoria de ensino do interior do estado de São Paulo, divididos entre: 8 professores da sala regular que ministraram aula no ensino fundamental para alunos com deficiência intelectual, 8 professores que ministraram aula no ensino médio para alunos com deficiência intelectual e 2 professores da educação especial. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância da adaptação curricular no ensino dos alunos com deficiência intelectual, mas não tem clareza da definição do conceito e da utilização de recursos e estratégias adaptadas para favorecer a aprendizagem dos conteúdos propostos no currículo. Todavia, os dados revelaram a necessidade de as professoras compartilharem de uma visão mais ampla do como fazer adaptação dos conteúdos escolares. Tais dados indicaram a necessidade de programas direcionados à formação dos professores para atuarem na elaboração de adaptação curricular junto aos alunos com deficiência intelectual. Palavras-Chave: Educação Especial. Currículo. Deficiência intelectual. Inclusão escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Guadagnini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Licenciatura em Educação Especial no ano de 2014, pela Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia - Educação Especial, Professora de Educação Especial no Município de Araras - SP (2015)

Márcia Duarte, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Rodovia Washington Luiz, Km 235, Monjolinho – São Carlos

Downloads

Publicado

2016-01-25

Como Citar

GUADAGNINI, L.; DUARTE, M. ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO RELATO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.23413. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.437452. Acesso em: 7 maio. 2021.