PEDAGOGIA
por entre resistências e insistências
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35361Palavras-chave:
Pedagogia, Racionalidade pedagógica, EpistemologiaResumo
Este artigo parte do pressuposto de que a pedagogia é ou deveria ser o pensamento reflexivo sobre o que ocorre nas práticas educativas; ao mesmo tempo em que é, ou deveria ser, o pensamento crítico que reelabora, corrige e orienta o que deveria ocorrer nas práticas educativas; desta forma, é aqui considerada como uma prática teórica na perspectiva althusseriana. O presente artigo é resultado de meta-reflexões sobre pesquisas anteriores, elaborado sob forma de pesquisa teórica e aponta a reafirmação do caráter eminentemente político dessa ciência, realçando que a reflexão e a crítica são movimentos essenciais para a compreensão do fenômeno educativo e que a não consideração dessas especificidades tem produzido o esgotamento da racionalidade pedagógica, o que pode trazer e tem trazido fortes abalos às possibilidades de uma prática educativa crítica e comprometida. Propõe a necessária resistência de educadores à estrutura social/política que retira as possibilidades de construção de humanidade no processo educativo.
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