PEDAGOGIA

por entre resistências e insistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35361

Palavras-chave:

Pedagogia, Racionalidade pedagógica, Epistemologia

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que a pedagogia é ou deveria ser o pensamento reflexivo sobre o que ocorre nas práticas educativas; ao mesmo tempo em que é, ou deveria ser, o pensamento crítico que reelabora, corrige e orienta o que deveria ocorrer nas práticas educativas; desta forma, é aqui considerada como uma prática teórica na perspectiva althusseriana. O presente artigo é resultado de meta-reflexões sobre pesquisas anteriores, elaborado sob forma de pesquisa teórica e aponta a reafirmação do caráter eminentemente político dessa ciência, realçando que a reflexão e a crítica são movimentos essenciais para a compreensão do fenômeno educativo e que a não consideração dessas especificidades tem produzido o esgotamento da racionalidade pedagógica, o que pode trazer e tem trazido fortes abalos às possibilidades de uma prática educativa crítica e comprometida. Propõe a necessária resistência de educadores à estrutura social/política que retira as possibilidades de construção de humanidade no processo educativo.

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Biografia do Autor

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora daUniversidade Católica de Santos (UNISANTOS).

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

DO ROSÁRIO SANTORO FRANCO, M. A. PEDAGOGIA: por entre resistências e insistências. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 161–173, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35361. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35361. Acesso em: 18 nov. 2024.