Da docência como identidade do pedagogo e as diferentes atribuições profissionais propostas pela DCNP -2006
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35474Palavras-chave:
Conhecimentos profissionais. Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.Resumo
São notórios os grandes problemas que têm se acumulado em relação ao currículo de Pedagogia, uma vez que há muita divergência entre educadores sobre as possibilidades de atuação profissional que podem ser atribuídas ao pedagogo. Nesse contexto, este estudo busca analisar, a partir das narrativas dos graduandos (alunos do 8º semestre), os conhecimentos profissionais e as diferentes habilitações propostas pela DCNP 2006 no curso de Pedagogia. Utilizou-se especialmente os trabalhos de Pimenta (1998; 2002, 2004), Libâneo (2000; 2006; 2010) e Franco (2008; 2011) que denunciam, em suas pesquisas, a problemática em torno de um currículo fragmentado em várias habilitações e a defesa da Pedagogia como a base da formação e da atuação profissional do pedagogo, em oposição às recomendações enfatizadas pelas DCNP que colocam a docência como a base da formação. A pesquisa foi exploratória e se ancora na abordagem qualitativa, o que permitiu um conhecimento mais adequado da realidade instituída mediante os atos de currículos dos graduandos (alunos concluintes), face à construção da sua identidade como pedagogos. Concluímos neste estudo que: a) a carga horária de 3.200 horas é insuficiente para formar perfis de diferentes profissionais em um único curso; b) são insuficientes os conhecimentos profissionais para atuação do Pedagogo em diferentes espaços, conforme prevê a DCNP; d) são frágeis também os conhecimentos vinculados às metodologias de ensino, no curso, que reverbera na insegurança profissional dos futuros pedagogos em lecionar conteúdos principalmente nas áreas de português e matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id= 12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso em: jan. 2012.
______. MEC/INEP. Censo da Educação Superior 2010: análise crítica dos resultados para a tomada de decisões estratégicas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1721>. Acesso em: 13 jan. 2014
BISSOLLI DA SILVA, Carmem Silvia. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. (Polêmicas do nosso tempo, 66).
EVANGELISTA, O. TRICHES, J. Diretrizes curriculares nacional para o curso de Pedagogia: docência, gestão e pesquisa. VII Semana de Pesquisa em Educação da Região Sul. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/dmin/uploads/2008/Politicas_publicas_e_Gestao_educacional/Trabalho/07_22_29_DIRETR~1.PDF, 2008>. Acesso em: 17 ago. 2014.
FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. Campinas. Papirus. 2003
FRANCO, LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Revista Educação em foco. Ano 14 - n. 17 - julho 2011 - p. 55-78.
HARGREAVES, Andy. Hacia uma geografia social de la formación docente. In: RASCO, J.F. Angulo, RUIZ, J. Barquín, GÓMEZ, A. I. Pérez. Desarrolo profesional del docente: Política, investigación y práctica.
LIBÂNEO, J. C. ______. Que destino os educadores darão a Pedagogia. In: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos para que? São Paulo: Cortez, 3ª edição, 2000.
_________Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Revista Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. Editora da UFPR. 2001.
________. Diretrizes curriculares da Pedagogia: um adeus à Pedagogia e aos Pedagogos? Novas subjetividades, currículos, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006 a, p. 213- 242.
_______. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006b. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 de janeiro de 2015
__________O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista brasileira de Estudos Pedagógico, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010
MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 192 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
______. A prática (e a teoria) docente re-significando a Didática. In: OLIVEIRA (Org) Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas: Papirus, p. 153-176, 1998.
_______. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.
_______. “Prefácio”. In: LIBÂNEO, José C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
_______. Pedagogia: sobre Diretrizes Curriculares. Fórum Nacional de Pedagogia 2004, realizado em Belo Horizonte, julho de 2004. Disponível em: <http://gie.cespe.unb.br/moodle/Videos/CursoPAS/Pedagogia_Diretrizes_Selma_Garrido_Pimenta.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.
PINTO, Umberto A. O Pedagogo escolar: avançando no debate a partir de experiência nos cursos de Complementação Pedagógica. In: PIMENTA, S.G. (org) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo. Cortez Ed. 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, Feb. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.