A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NA VERTENTE DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO

desafios e perspectivas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874

Palavras-chave:

Multiculturalismo Crítico, Currículo, Formação de Docentes, História

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento e  aborda o currículo da formação dos professores de história na perspectiva multicultural crítica.  O ponto de partida foi o questionamento acerca do currículo da Licenciatura em História, no sentido de compreender se o mesmo proporciona uma formação de docentes voltada à prática pedagógica na vertente do multiculturalismo crítico. Além desta compreensão, buscou-se ainda identificar qual o olhar dos professores formadores, numa perspectiva do multiculturalismo crítico, sobre a formação docente em História. A partir do delinear teórico sobre multiculturalismo e formação de professores, apresenta-se  as análises e as discussões dos dados levantados na pesquisa, à  luz da problemática,  e subsidia a proposta de problematizar os fundamentos epistemológicos e socioculturais necessários para uma formação multicultural crítica, assim como indicar pontos para subsidiar caminhos curriculares da formação em História na referida perspectiva. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Referências

BRASIL. MEC/CNE. Resolução nº4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Brasília, 2010.

_____. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.

_____. MEC /CNE. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. DOU de 22 de junho de 2004.

CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: MACEDO, Elizabeth, LOPES, Alice Casimiro. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Arte Medicas: Porto Alegre, 2003.

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA; Petronilha Beatriz Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4 ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2006.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário. Porto

Alegre: ARTMED, 2000.

_____. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MOREIRA, A.F.B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In. MOREIRA, A.F.B. Currículo: Políticas e Práticas. Ed. Papirus: 13ª edição: São Paulo, 2011.

MOREIRA, Flávio Barbosa; CANEN, Ana. (org) Ênfases e omissões no currículo. Papirus, Campinas, 2001.

_____ . O Currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, T. T .da. MOREIRA, A. F. (org.) Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Ed. Vozes: Petrópolis, 2011.

NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, A (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

CAPRINI, A. B. A. . A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NA VERTENTE DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO: desafios e perspectivas curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 99–118, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874. Acesso em: 18 nov. 2024.