A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NA VERTENTE DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO
desafios e perspectivas curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874Palavras-chave:
Multiculturalismo Crítico, Currículo, Formação de Docentes, HistóriaResumo
O texto apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento e aborda o currículo da formação dos professores de história na perspectiva multicultural crítica. O ponto de partida foi o questionamento acerca do currículo da Licenciatura em História, no sentido de compreender se o mesmo proporciona uma formação de docentes voltada à prática pedagógica na vertente do multiculturalismo crítico. Além desta compreensão, buscou-se ainda identificar qual o olhar dos professores formadores, numa perspectiva do multiculturalismo crítico, sobre a formação docente em História. A partir do delinear teórico sobre multiculturalismo e formação de professores, apresenta-se as análises e as discussões dos dados levantados na pesquisa, à luz da problemática, e subsidia a proposta de problematizar os fundamentos epistemológicos e socioculturais necessários para uma formação multicultural crítica, assim como indicar pontos para subsidiar caminhos curriculares da formação em História na referida perspectiva.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. MEC/CNE. Resolução nº4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Brasília, 2010.
_____. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, 2008.
_____. MEC /CNE. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. DOU de 22 de junho de 2004.
CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: MACEDO, Elizabeth, LOPES, Alice Casimiro. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Arte Medicas: Porto Alegre, 2003.
GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA; Petronilha Beatriz Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4 ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2006.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário. Porto
Alegre: ARTMED, 2000.
_____. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
MOREIRA, A.F.B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In. MOREIRA, A.F.B. Currículo: Políticas e Práticas. Ed. Papirus: 13ª edição: São Paulo, 2011.
MOREIRA, Flávio Barbosa; CANEN, Ana. (org) Ênfases e omissões no currículo. Papirus, Campinas, 2001.
_____ . O Currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, T. T .da. MOREIRA, A. F. (org.) Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Ed. Vozes: Petrópolis, 2011.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, A (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.