Investigação da pedagogia nas políticas e práticas curriculares: uma articulação com a ciência, a epistemologia/ e a ecologia de saberes como formações discursivas

Autores

  • Márcia Maria de Oliveira Melo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9672

Resumo

Este estudo apresenta pressupostos e indicativos teórico-metodológicos de uma pesquisa que foi desenvolvida durante o estágio de Pós-Doutoramento na Universidade do Minho - Portugal, com financiamento da CAPES/MEC - Brasil, intitulada A pedagogia e a sua constituição no currículo dos cursos de Formação do Profissional da Educação/ Professores: políticas e práticas curriculares em confronto nas realidades portuguesa e brasileira, sob a interlocução do Professor José Augusto Pacheco do Centro de Investigação Teoria e Desenvolvimento Curricular desta universidade. Elege a pedagogia como objeto deste estudo, a ser compreendida nas suas dimensões epistemológica, ontológica, praxiológica e ético-política, sob as influências de ordens discursivas oriundas dos contextos de mudança da sociedade, do debate teórico-pedagógico e da relação entre as políticas e práticas curriculares institucionais. Requereu analisar contextos e textos, com base no Ciclo Contínuo de Política de Ball, S. e Bowe, R. (1992); Ball, S (2001; 2006), a envolver as instituições universitárias públicas investigadas (UFPE Brasil; Universidades do Minho, Lisboa e Porto - Portugal). A parte da pesquisa aqui abordada mostra a possibilidade de tratar de modo teórico-metodológico discursivo o objeto deste estudo à luz de Ball (2001; 2006), Bernstein (1976a; 1976b), Fairclough (2001; 2005) e Santos (2007; 2004).

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Publicado

25-03-2011

Como Citar

MELO, M. M. . de O. . Investigação da pedagogia nas políticas e práticas curriculares: uma articulação com a ciência, a epistemologia/ e a ecologia de saberes como formações discursivas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9672. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9672. Acesso em: 18 abr. 2024.