TEIAS E FRONTEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: CRUZAMENTOS DE TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27462Abstract
Este texto é o recorte de uma pesquisa concluída com docentes de uma universidade da rede pública estadual – localizada na região nordeste. A referida investigação, financiada por uma fundação estadual de pesquisa, teve sua gênese baseada nos seguintes questionamentos: quais necessidades e demandas se revelam na formação profissional de professores universitários? Nos (per)cursos de formação, inicial e continuada dos docentes do ensino superior, identifica-se algum tipo de preocupação com a prática-pedagógica, considerando o tipo de escolha do curso? A partir de uma análise de abordagem qualitativa, resultante da aplicação de questionários - questões abertas e fechadas – com um percentual de 28% dos docentes dessa Instituição de Ensino Superior (IES), foi possível realizar uma reflexão sobre a importância da formação de docentes para a educação superior. A categoria formação escolar permitiu compreender de que modo as trajetórias acadêmicas desses professores vão sendo forjadas, trazendo implicações para a vida profissional, sobretudo para a prática pedagógica de sala de aula, bem como para a própria instituição universitária – enquanto formadora de professores para a Educação Básica, num Estado que apresenta um alto índice de analfabetismo. Os resultados desta pesquisa colocam em relevo que são as práticas formativas, nas suas mais diferentes instâncias, que podem sustentar uma prática docente qualificada.Downloads
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