A PRÁTICA FILOSÓFICA COMO PRODUTORA DE CONCEITOS E A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.22095Abstract
O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância dos conteúdos formais do ensino na educação em geral, e de forma específica no âmbito do ensino de filosofia no Ensino Médio. A escola possui um importante papel de transmissão da cultura, contribuindo no enriquecimento intelectual dos alunos, para tanto, se mostra necessária uma reflexão acerca dos problemas relativos aos conteúdos ministrados. A filosofia entendida como produtora de conceitos encontra no estudo dos conteúdos filosóficos formais um dos seus principais elementos. No entanto, o ensino da filosofia enquanto espaço de produção conceitual tem possibilidade de efetiva realização somente com a superação da clássica dicotomia entre filosofia e filosofar. A adoção de uma postura metodológica que articule a tradição filosófica com a apropriação crítica dos seus conteúdos por parte dos estudantes representa talvez o principal desafio dos professores de filosofia no âmbito do Ensino Médio. Palavras-chave: Filosofia, filosofar, ensino, conteúdos.Downloads
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