TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n3.57959

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Produção Científica, Teses e Dissertações

Resumo

No presente artigo, o objetivo é analisar as concepções de currículo de formação inicial de professores do campo presentes em teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em Educação das universidades federais da região Norte do Brasil, defendidas entre 2014 e 2020. Para a reunião das produções científicas, recorremos ao Banco de Teses e Dissertações dos referidos programas. O estudo mostrou que as concepções de currículo estão fundamentadas em teorias curriculares críticas e pós-críticas, sendo que, entre as teorias críticas, há predominância de estudos pautados no materialismo histórico-dialético. Dos doze trabalhos analisados, nove estão fundamentados nessa abordagem teórico-metodológica. O estudo revelou, ainda, um paradoxo que talvez possa ser compreendido a partir da categoria da contradição. De um lado, as discussões teóricas presentes nas teses e nas dissertações sobre currículo de formação inicial de professores do campo enfatizam a necessidade de projetos curriculares específicos aos contextos sociopolítico, econômico, cultural, territorial e pedagógico. Por outro lado, os dados empíricos dessas pesquisas evidenciam que as especificidades não se materializam e revelam práticas curriculares hegemônicas, alinhadas aos interesses capitalistas, distantes das diretrizes da Educação do Campo e das abordagens críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tânia Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Federal do Acre.

Referências

ALVES, Fernanda Helena Basso. Organização do trabalho pedagógico no cotidiano de classes multisseriadas do município de Rio Branco-Acre. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2018.

FARIAS, Maria Celeste Gomes de. Alternância pedagógica na formação do educador: contribuições da licenciatura em educação do campo a partir da Unifesspa. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11465. Acesso em : 7 out. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GIMENO SACRISTÁN, José. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LIMA, Natamias Lopes de. Questões epistêmico-historiográficas sobre a educação do campo no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9513>. Acesso em: 7 out. 2020.

LOPES, Alice Casimiro. Articulações de Demandas Educativas (Im)Possibilitadas pelo Antagonismo ao “Marxismo Cultural”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 27, n. 109, p. 1-21, set. 2019.

OLIVEIRA, Ana Paula Lima Carvalho de. Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

RODRIGUES, Joélia dos Santos. Formação dos primeiros graduandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Arraias/TO: um estudo dentro do currículo prescrito e vivenciado. Monografia (Graduação) – Curso de Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.

SILVA, Elverenice Vieira da. Professores do campo na Amazônia-Acreana: atuação profissional e papel social. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019.

SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: análise da experiência da LEDOC-UFPA-Cametá. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10905. Acesso em: 7 out. 2020.

SILVA, Simone Souza. Políticas de formação inicial de professores do campo em Parintins: contextos e contradições. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 7. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SILVA, Vanderléia Barbosa da. As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja. Representações sociais de egressos do curso de Licenciatura em Educação do campo da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

UCHÔA, Iraci Carvalho. Trabalho e Educação do Campo no contexto amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

VASCONCELOS, Maria Eliane de Oliveira. Educação do campo no Amazonas: história e diálogos com as territorialidades das águas, das terras e das florestas. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10913. Acesso em: 7 out. 2020.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

MACHADO, T. M. R. TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n3.57959. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57959. Acesso em: 19 abr. 2024.