Políticas da educação superior no Brasil: expansão e democratização: um debate contemporâneo

Autores/as

  • Ana Lúcia Borba de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9661

Resumen

Objetiva-se com este trabalho discutir sobre a expansão e democratização da educação superior no Brasil, temática preconizada em documentos divulgados pelo MEC, expressos em políticas como o PROUNI e o REUNI. De modo mais específico, pretende-se apreender os sentidos do termo democratização que buscam ser fixados no âmbito das políticas de expansão para a educação superior propostas nos programas supracitados. Para tanto, tecemos considerações sobre políticas públicas e analisamos o discurso sobre a democratização da educação superior a partir das propostas do governo federal. As análises indicam que há um empenho do governo em instituir políticas de expansão mais abrangentes, porém o cunho de justiça social dos programas ainda é um campo de embates, apontando-se a possibilidade de lutas hegemônicas baseadas em correlação de forças em prol da democratização efetiva.

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Publicado

2011-03-25

Cómo citar

DE ARRUDA, A. L. B. Políticas da educação superior no Brasil: expansão e democratização: um debate contemporâneo. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9661. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9661. Acesso em: 19 dic. 2024.