Políticas da educação superior no Brasil: expansão e democratização: um debate contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9661Resumen
Objetiva-se com este trabalho discutir sobre a expansão e democratização da educação superior no Brasil, temática preconizada em documentos divulgados pelo MEC, expressos em políticas como o PROUNI e o REUNI. De modo mais específico, pretende-se apreender os sentidos do termo democratização que buscam ser fixados no âmbito das políticas de expansão para a educação superior propostas nos programas supracitados. Para tanto, tecemos considerações sobre políticas públicas e analisamos o discurso sobre a democratização da educação superior a partir das propostas do governo federal. As análises indicam que há um empenho do governo em instituir políticas de expansão mais abrangentes, porém o cunho de justiça social dos programas ainda é um campo de embates, apontando-se a possibilidade de lutas hegemônicas baseadas em correlação de forças em prol da democratização efetiva.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-03-25
Cómo citar
DE ARRUDA, Ana Lúcia Borba. Políticas da educação superior no Brasil: expansão e democratização: um debate contemporâneo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9661. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9661. Acesso em: 14 jun. 2026.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.

