OS JOVENS E AS ESCOLHAS NO PERCURSO DA ESCOLARIZAÇÃO
Resumen
A juventude hoje é atravessada por outros espaços sociais além da escola e da família, como grupo de amigos, internet, entre outros, dos quais oferecem subsídios de afirmação e assim vão se construindo, transpondo as barreiras entre a escola e o mundo exterior. Partindo do pressuposto de que a entrada dos estudantes no ensino médio configura um momento importante em suas vidas, podendo também ser a primeira oportunidade de escolha profissional desses jovens, a pesquisa tem como objeto de estudo investigar a passagem de nível dos estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. A partir desse estudo busca-se responder as seguintes indagações: quais as motivações que levaram os jovens a realizarem um determinado tipo de formação escolar; geral ou profissionalizante? Há dificuldades na transição do ensino fundamental para o ensino médio vivenciadas por esses jovens em seu percurso de vida? E que contextos escolares e não escolares influenciam sobre a vida desses Jovens? Como metodologia de trabalho adota-se a abordagem biográfica na forma de elaborações de relatos de vida. Esta abordagem qualitativa será desenvolvida através da realização de entrevistas visando compreender o percurso biográfico e os projetos de futuro dos jovens no ensino médio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.