PRECONCEITO E RESISTÊNCIA: o que nos dizem as pessoas trans sobre práticaspolíticas curriculares cotidianas

Autores/as

  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Letícia Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.29917

Resumen

Neste momento em que uma onda conservadora avança sobre a educação e busca mecanismos para proibir, em todo o país, o debate sobre gênero e sexualidade nas escolas, este artigo se propõe a argumentar em favor da necessidade e da urgência dessa discussão, apresentando resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou, por meio de conversas com pessoas trans sobre suas vivências escolares, desnaturalizar a produção dos corpos generificados e sexualizados, questionar a produção da diferença substancializada no “diferente” e apontar praticaspolíticas curriculares que engendram preconceitos, violências, discriminações ou mesmo a negação de direitos reivindicados ou adquiridos. O texto também aponta desvios operados com os usos das normas que pretendem regular os modos de experimentar e inventar os corpos, instituindo outras possibilidades para a existência, e infere que a presença de pessoas trans nos cotidianos escolares, por si só, desestabiliza e põe em xeque a ordem social vigente no que diz respeito ao gênero e à sexualidade. Por fim, sugere que esses corpos trans, em seus trânsitos escolares, nos convidam a transpor as inúmeras fronteiras arbitrariamente e constantemente fabricadas entre pessoas, comportamentos, conhecimentos e modos de conhecer e nos impulsionam a transgredir as padronizações que despotencializam a produção e a afirmação de subjetividades não formatizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do grupo de pesquisa CUNADI "Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença".

Ana Letícia Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista FAPERJ. Pesquisa temas relacionados a gênero, sexualidade e educação com especial atenção aos estudos da travestilidade e transexualidade.

Citas

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008a. – Cotidiana e Pesquisa em Educação.

______. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008b. – Cotidiana e Pesquisa em Educação.

BHABHA, Homi. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses. Textos seletos; organização: Eduardo F. Coutinho. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

______. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, esteriótipo e desqualificação social nos intramuros da escola. Trabalho apresentado na 34ª Reunião Nacional da ANPEd, Natal, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/GT23-204%20int.pdf> Acesso em: 14 jun. 2014.

BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, esteriótipo e desqualificação social nos intramuros da escola. Periferia, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 5-24, jan./jul. 2012. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/8412/6234> Acesso em 01 fev. 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Giles. Diferença e repetição. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

GUATTARI, Félix. A revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LEITE, Miriam Soares. Significação da violência e heteronormatividade no contexto da prática curricular. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, Abril. 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5647/3991> Acesso em 18 jan. 2015.

LIMA, Maria Lúcia Chaves. O uso do nome social como estratégia para a inclusão escolar de travestis e transexuais. 2013. 185f. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15643> Acesso em: 09 fev. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PORTO, João. Vanessas na escola: não é apenas por vinte reais. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.). Homossexualidades: Violências, Desafios & Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 502p.

SOARES, Maria da Conceição Silva. A produção da diferença no cotidiano das escolas: currículo, representação, significação e devir. In: RODRIGUES, Alexsandro; BARRETO, Maria Aparecida (Orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória: Edufes, 2013a.

______. Pesquisas com os cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 731-745, jul./set. 2013b. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/22829> Acesso em: 02 fev. 2015

VIEIRA, Ana Letícia; SOARES, Conceição. Por um transpensar a educação. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.). Homossexualidades: Violências, Desafios & Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 502 p.

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

SOARES, M. da C. S.; VIEIRA, A. L. PRECONCEITO E RESISTÊNCIA: o que nos dizem as pessoas trans sobre práticaspolíticas curriculares cotidianas. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.29917. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.29917. Acesso em: 23 nov. 2024.