Educação e diversidade cultural: os desafios para o currículo de história no ensino básico brasileiro

Autores

  • Dougllas Pierre J. da S. Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10546

Resumo

Como educador/pesquisador em História da corrente historiográfica mais conhecida como Nova História Cultural, tenho observado que os estudos sobre cultura e diversidade cultural estão cada vez mais em evidência nos trabalhos acadêmicos no Brasil, especificamente, se utilizando das práticas e representações sociais apontadas por Roger Chartier (1988). Há toda uma preocupação no campo educacional brasileiro, intensificada com a Lei 11.645/08, que insere nos estabelecimentos de ensino público e privado, a História e cultura afro-brasileira e indígena como obrigatória, nos currículos da educação básica no Brasil, ficando claro, ainda, que, isso deve ocorrer principalmente nas áreas de educação artística, literatura e história. O presente texto tem a intenção de debater a viabilidade desta lei, nos currículos da educação brasileira, detectando os problemas e os desafios para que ela possa realmente tornar-se viável nas salas de aula, respeitando a pluralidade cultural de nosso país.

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Publicado

01-03-2009

Como Citar

LOPES, D. P. . J. da S. Educação e diversidade cultural: os desafios para o currículo de história no ensino básico brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v4i1.10546. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/10546. Acesso em: 19 dez. 2024.