A Construção do Conhecimento Sobre Ensino e Aprendizagem em Contabilidade: Um Olhar Sobre os Congressos USP e ANPCONT no Período de 2007 a 2011

  • Morjane Armstrong Santos UFBA
  • Elaine Gonçalves Pires UFBA
  • Magno Oliveira Macambira UFBA
  • Adriano Leal Bruni UFBA
Palavras-chave: Educação, Ciências Contábeis, Pesquisa Bibliométrica

Resumo

Este artigo buscou investigar o processo de construção do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem em Contabilidade por meio da análise dos artigos apresentados nos eventos Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Encontro da ANPCONT ocorridos entre os anos de 2007 a 2011. Na literatura adjacente, temas associados ao comportamento docente e discente são abordados com frequência, o que possivelmente reflete a necessidade de aplicação de novos estilos pedagógicos no ensino e aprendizagem em Contabilidade. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliométrica por meio de uma análise das redes de autores que revelou a formação de redes imbricadas, porém de baixa densidade, com autores espalhados geograficamente e em instituições de ensino diversificadas. Tais redes permitiram, ainda, constatar que a USP possui alto grau de centralidade entre os autores.

Biografia do Autor

Morjane Armstrong Santos, UFBA
Mestranda em Administração - Universidade Federal da Bahia
Elaine Gonçalves Pires, UFBA
Mestranda em Contabilidade- Universidade Federal da Bahia
Magno Oliveira Macambira, UFBA
Mestre em Administração - Universidade Federal da Bahia
Adriano Leal Bruni, UFBA
Professor Titular - Universidade Federal da Bahia
Publicado
2013-07-23
Seção
Seção Nacional