EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE: OLHARES PARA OS DIVERSOS PROCESSOS EDUCATIVOS REINTERPRETADOS PELO MESTRE ZUMBA

Autores

  • Beatriz Araújo da Silva Rede Estadual de Ensino
  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Mestre Zumba, Identidade alagoana, Processos educativos

Resumo

Este escrito expõe elementos da produção do artista plástico alagoano José Zumba e suas contribuições para a educação alagoana e brasileira a partir da leitura imagética de seus quadros reinterpretados a partir da compreensão de Brandão (1981) e seu conceito de educação, sendo perpassado pela abordagem de Fonseca (2010) sobre a imagem do artista negro na cultura brasileira, apresentando a identidade alagoana nos quadros de Mestre Zumba e sua compreensão acerca da identidade alagoana que faz parte de sua vivência e é transcrita em seus quadros por meio de uma “afroalagoanidade” reinterpretada na figura de seus negros, mulheres e elementos folclóricos numa conjectura com a lei 10.639/2003, trazendo José Zumba como educador a partir do olhar das artes plásticas e da cultura alagoana como elementos integrantes dos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Araújo da Silva, Rede Estadual de Ensino

Graduada em Pedagogia pela UFAL. Atua como professora da Rede Estadual de Ensino. E-mail: araujobeatriz09@gmail.com

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

. Professora do Centro de Educação da UFAL desde 2010. Leciona as disciplinas Fundamentos Histórico da Educação, Profissão Docente, Educação e Diversidade Etnicorracial e Tópicos de História da Educação Alagoana na mesma instituição. É membro dos Grupos de Pesquisa Educação & Ciências Sociais, Currículo, Atividade docente e Subjetividade (UFAL/CNPQ). E-mail: roseane.mda@gmail.com ou roseane.mda@gmail.com.

Publicado

30.11.2014

Como Citar

SILVA, B. A. da; AMORIM, R. M. de. EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE: OLHARES PARA OS DIVERSOS PROCESSOS EDUCATIVOS REINTERPRETADOS PELO MESTRE ZUMBA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 112–130, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21680. Acesso em: 16 abr. 2024.