“PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR”: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elione Maria Nogueira Diógenes Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ação Docente, Ensino Médio Inovador, Reforma do Ensino Médio, Novas Tecnologias

Resumo

Discute o “Programa do Ensino Médio Inovador (PROEMI)” implantado pelo Ministério da Educação em 2009, a partir do ponto de vista do currículo e da docência. Por meio da contextualização histórica sobre a reforma do ensino médio no Brasil da década de 1990 percorre as principais transformações advindas. Explicita que a ação docente é o epicentro das alterações conceituais e operacionais das estratégias do MEC. O estudo deixou-se conduzir pela teoria crítica, cujo diálogo se dá com o pensamento de Horkheimer (1990) e as fontes de pesquisa foram: os “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1997 e 1999)”, os “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio + (2002)”, as “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998)” e o “Documento Orientador do Programa Ensino Médio Inovador (2009”. As conclusões apontam que o PROEMI: 1) reorienta-se a partir da Reforma do Ensino Médio, isto é, constitui-se enquanto versão “melhorada” do “Novo Ensino Médio: Educação Agora é Para a Vida” ordenado pela Resolução 03/98 do Conselho Nacional de Educação, 2) “nega” o saber docente tradicional e introduz mudanças vinculadas ao uso das novas tecnologias na ação pedagógica, e, 3) reinscreve o trabalho do professor no que diz respeito à formação. É necessário, pois, repensar a educação e o papel do docente nesse novo cenário curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas

É graduada em História e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O Doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 2014, concluiu o Pós-Doctor no PPGPP/UFMA, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva, líder do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP/UFMA). É professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotada no Centro de Educação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e faz parte do quadro docente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC). É líder do "Grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/UFAL) e é pesquisadora de outros grupos como: "Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (GAEPP/UFMA); do "Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (NUMAPP/UFC) e do "Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC/UFC)" em que estuda os temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, políticas públicas de educação e educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação

Publicado

30.11.2014

Como Citar

DIÓGENES, E. M. N. “PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR”: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 165–180, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21683. Acesso em: 26 abr. 2024.