“PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR”: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Ação Docente, Ensino Médio Inovador, Reforma do Ensino Médio, Novas TecnologiasResumo
Discute o “Programa do Ensino Médio Inovador (PROEMI)” implantado pelo Ministério da Educação em 2009, a partir do ponto de vista do currículo e da docência. Por meio da contextualização histórica sobre a reforma do ensino médio no Brasil da década de 1990 percorre as principais transformações advindas. Explicita que a ação docente é o epicentro das alterações conceituais e operacionais das estratégias do MEC. O estudo deixou-se conduzir pela teoria crítica, cujo diálogo se dá com o pensamento de Horkheimer (1990) e as fontes de pesquisa foram: os “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1997 e 1999)”, os “Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio + (2002)”, as “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998)” e o “Documento Orientador do Programa Ensino Médio Inovador (2009”. As conclusões apontam que o PROEMI: 1) reorienta-se a partir da Reforma do Ensino Médio, isto é, constitui-se enquanto versão “melhorada” do “Novo Ensino Médio: Educação Agora é Para a Vida” ordenado pela Resolução 03/98 do Conselho Nacional de Educação, 2) “nega” o saber docente tradicional e introduz mudanças vinculadas ao uso das novas tecnologias na ação pedagógica, e, 3) reinscreve o trabalho do professor no que diz respeito à formação. É necessário, pois, repensar a educação e o papel do docente nesse novo cenário curricular.Downloads
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Publicado
30.11.2014
Como Citar
DIÓGENES, E. M. N. “PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR”: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 165–180, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21683. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos