TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI

Autores

  • Maria Graças de Almeida Baptista UFPB
  • Tânia Rodrigues Palhano UFPB

Resumo

O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX.  Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática.

Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.

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Biografia do Autor

Maria Graças de Almeida Baptista, UFPB

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Tânia Rodrigues Palhano, UFPB

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

BAPTISTA, M. G. de A.; PALHANO, T. R. TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 31–47, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO