ENSINO E PESQUISA E A DICOTOMIA TRANSMISSÃO E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Maria das Graças de Almeida Baptista Universidade Federal da Paraíba
  • Tânia Rodrigues Palhano Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho traz para o debate o ensino para além da transmissão de conteúdos, ao enfatizar a pesquisa como princípio educativo, como processo de surgimento de inquietações sobre a realidade educacional, relacionando-as ao processo ensino e aprendizagem. Apresentar a pesquisa como princípio educativo na formação docente implica afirmar que a pesquisa, enquanto práxis, possibilita a aproximação teoria e prática, através do movimento de ação-reflexão-ação, reafirmando a importância de ambas; assim como possibilita a indagação sobre a realidade educacional, a partir do desvelamento de suas contradições, o que, em última instância, possibilita a transformação do próprio discente-pesquisador. Nesse sentido, o texto aponta a importância não somente da compreensão acerca do arsenal teórico-metodológico, mas também da posição epistemológica adotada pelo pesquisador, nesse caso o discente-pesquisador, relacionando-a à definição política que irá adotar enquanto educador, o que implica no questionamento da chamada ‘neutralidade científica’. O caminho utilizado é o de apresentar como a legislação educacional tem analisado e situado a pesquisa na formação docente, assim como afirmar a relação pesquisa e ensino na formação docente, enquanto elementos intrínsecos do fazer docente. Por fim, são apresentadas algumas reflexões a partir de experiências vivenciadas em pesquisas desenvolvidas no Programa de Licenciatura PROLICEN da UFPB, que contribuem na constituição do professor-pesquisador.

Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Formação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Psicologia da Educação, atuando nos temas: teorias da educação, formação de professores, educação popular e marxismo em Gramsci e Vigotski.

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Filosofia da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho em educação, legislação educacional, filosofia e antropologia na licenciatura, filosofia no Ensino Médio e pragmatismo.

Referências

BRASIL. Documento Final da Conferência Nacional de Educação. 2014a. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/doc/Sistematizacao/Documento Final29012015.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2015.

_____. Plano Nacional de Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. 2014b. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2014.

_____. Documento Final da Conferência Nacional de Educação. 2010a. Disponível em: <http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/documetos/ documento_final_sl.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2013.

_____. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação Nº 8.035/2010. 2010b. Disponível em:<http://www.pne.ufpr.br/wp-content/uploads/2011/05/marcia-abreu-e-marcos-cordiolli-caderno-cec-plano-nacional-de-educac3a7c3a3o-pne-2011_2020.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2013.

_____. Plano Nacional de Educação. Lei no10.172, de 9 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 8 jul. 2013.

_____. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília, DF, 20 dez. 1996. João Pessoa (PB): Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba, [1997?].

BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 1989.

BUONICORE, A.C. Há 70 anos, morria Antonio Gramsci. Portal Vermelho, São Paulo, Abr 2007. Disponível em: <http://vermelho.org.br/noticia/16119-1> Acesso em: 05 mar. 2008.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.

_____. Educar pela pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAMBOA, S. S. Introdução à pesquisa científica: elaboração de projetos: A relação dialética entre pergunta e resposta. 2011. Apresentado no II Seminário LEPELPB: Formação e pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer, 2011a. João Pessoa: UFPB. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/introducao-a-pesquisa-cientificaelaboracao-de-projetos-a-relacao-dialetica-entre-pergunta-e-resposta-prof-dr-silvio-sanchez-gamboa.html>. Acesso em: 16 maio 2011.

______. Os projetos de pesquisa: alguns fundamentos lógicos necessários. 2011b. Mimeo. (Texto didático). Apresentado no II Seminário LEPELPB: Formação e pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer, 2011. João Pessoa: UFPB Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/244891248/SANCHEZ-GAMBOA-Silvio-Os-Projetos-de-Pesquisa-Alguns-Fundamentos-Logicos-Necessarios>. Acesso em: 01 out 2011.

______. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó (RS): Argos, 2007.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1995.

______. Cartas do Cárcere. 4. ed. Tradução de Noênio Spínola. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1991.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1985. Disponível em: <http://books.google.com.br/books? id=sSOUOtZJvV 0C&pg=PA26&lpg=PA26&dq=STENHOUSE++La+investigacion+con+base+de+la+ense%C3%B1anza&source=bl&ots=6ofm8yaDru&sig=DwLIslT2C-PCQGeGFFB3Mp foWwU&hl=pt-BR&sa=X&ei=ZZ0KUsfdCNKy4AO2n4E4&ved=0CC4Q6AEwAA#v= onepage&q=STENHOUSE%20%20La%20investigacion%20con%20base%20de%20la%20ense%C3%B1anza&f=false>. Acesso em: 9 ago. 2013.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIEIRA PINTO, A. Teoria da Cultura. In: ______. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1979. p. 119-138.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

BAPTISTA, M. das G. de A.; PALHANO, T. R. ENSINO E PESQUISA E A DICOTOMIA TRANSMISSÃO E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 107–124, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/24208. Acesso em: 17 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)