ENSINO E PESQUISA E A DICOTOMIA TRANSMISSÃO E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Abstract
O presente trabalho traz para o debate o ensino para além da transmissão de conteúdos, ao enfatizar a pesquisa como princípio educativo, como processo de surgimento de inquietações sobre a realidade educacional, relacionando-as ao processo ensino e aprendizagem. Apresentar a pesquisa como princípio educativo na formação docente implica afirmar que a pesquisa, enquanto práxis, possibilita a aproximação teoria e prática, através do movimento de ação-reflexão-ação, reafirmando a importância de ambas; assim como possibilita a indagação sobre a realidade educacional, a partir do desvelamento de suas contradições, o que, em última instância, possibilita a transformação do próprio discente-pesquisador. Nesse sentido, o texto aponta a importância não somente da compreensão acerca do arsenal teórico-metodológico, mas também da posição epistemológica adotada pelo pesquisador, nesse caso o discente-pesquisador, relacionando-a à definição política que irá adotar enquanto educador, o que implica no questionamento da chamada ‘neutralidade científica’. O caminho utilizado é o de apresentar como a legislação educacional tem analisado e situado a pesquisa na formação docente, assim como afirmar a relação pesquisa e ensino na formação docente, enquanto elementos intrínsecos do fazer docente. Por fim, são apresentadas algumas reflexões a partir de experiências vivenciadas em pesquisas desenvolvidas no Programa de Licenciatura PROLICEN da UFPB, que contribuem na constituição do professor-pesquisador.
Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Formação do professor.
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