OLHAR DA COMPLEXIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Leociléa Aparecida Vieira PUCSP
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida
  • Airton Neubauer Filho

Resumo

O texto analisa o papel da educação frente às tecnologias da informação e da comunicação no contexto da complexidade. Ressalta que a sociedade atual, altamente industrializada, caracterizada pelo desenvolvimento científico, tecnológico e informacional, globalização da economia e das finanças, aliados à crescente produção de informações obriga que os sujeitos desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades, para que possam buscar e empregar essas informações de forma crítica e criativa.  Assim, a educação deve preocupar-se em fazer o indivíduo compreender o mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele. Isso implica a proposição de objetivos de ensino articulados às necessidades sociais, tais como o desenvolvimento das capacidades de comunicação, cognitivas, técnico-operacionais e de comportamento social.

 

Palavras-chave: Complexidade. Tecnologias da informação e da comunicação. Transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leociléa Aparecida Vieira, PUCSP

Mestre em Educação (PUCPR) e Doutoranda em Educação: Currículo (PUCSP)

Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Mestre em Educação (PUCPR) e Doutoranda em Educação: Currículo (PUCSP)

Airton Neubauer Filho

Professor de Graduação do Centro Universitário Campos de Andrade e da Pós-graduação no IBPEX.. Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia. E-mail: airtonneubauer@hotmail.com

Referências

BEHRENS, M. A. A formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

CAPRA, F. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

COELHO, N. N. Edgar Morin: a ótica da complexidade e a articulação dos saberes. Disponível em: <http://www.suigeneris.pro.br/literatura_nelly1.htm>. Acesso em: 31 jul. 2006.

DEMO, P. Pesquisa e produção do conhecimento. São Paulo: Tempo Universitário, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HANNOUN, H. Educação: certezas e apostas. São Paulo: UNESP, 1998.

MARTINS, O. B. Os caminhos da EAD no Brasil. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 357-371, maio./ago. 2008.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

MORAES, M. C. (Org.). Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/NIED, 2000, p. 71-90.

______ . O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun. 1996.

MORIN, E. A religação dos saberes. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

POPPER, K. R. O mito do contexto: em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70, 1996.

POZO, J. I. A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação e conhecimento. Pátio: Revista Pedagógica, n.31, p. 8-11, 2004.

RÉGNIER, E. M. Educação/formação profissional: para além dos novos paradigmas. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 3-13, jan./abr. 1995.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.

SOARES, I. O. Educomunicação. São Paulo: Comunicação & Educação, 2000.

SOUZA, C. M. Desenvolvimento e requalificação profissional: desafios profissionais do século XXI. CFB Informa, Brasília, v. 4, n. 4, p. 9-10, fev. 1999.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

VIEIRA, L. A.; ALMEIDA, S. do C. D. de; FILHO, A. N. OLHAR DA COMPLEXIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 56–69, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20432. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO