OLHAR DA COMPLEXIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Abstract
O texto analisa o papel da educação frente às tecnologias da informação e da comunicação no contexto da complexidade. Ressalta que a sociedade atual, altamente industrializada, caracterizada pelo desenvolvimento científico, tecnológico e informacional, globalização da economia e das finanças, aliados à crescente produção de informações obriga que os sujeitos desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades, para que possam buscar e empregar essas informações de forma crítica e criativa. Assim, a educação deve preocupar-se em fazer o indivíduo compreender o mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele. Isso implica a proposição de objetivos de ensino articulados às necessidades sociais, tais como o desenvolvimento das capacidades de comunicação, cognitivas, técnico-operacionais e de comportamento social.
Palavras-chave: Complexidade. Tecnologias da informação e da comunicação. Transdisciplinaridade.
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