A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.
Downloads
Referências
ASENSIO, José. M.; GARCÍA CARRASCO, Joaquín.; NÚÑEZ CUBERO, Luis.; LARROSA, Jorge. La vida emocional. Barcelona: Ariel, 2006.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa. Prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre: Mediação, 2006.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1999.
MOSQUERA, Juan. J. M. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1978.
MOSQUERA, Juan. J. M., STOBÄUS, Claus. D. Autoimagem, autoestima e autorrealização na universidade. In: ENRICONE, D.(org.) A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.
MOSQUERA, Juan. J. M.; STOBÄUS, Claus. D. Leitura: o ato de ler e as diferenças individuais. In: TREVISAN, Albino; MOSQUERA, Juan J. M.; PEREIRA, Vera W. Alfabetização e cognição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 195-206.
SELIGMAN, Martin E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
VITÓRIA, Maria I. C.; CHRISTOFOLI, Maria C. P. A escrita no Ensino Superior. Educação (Santa Maria Online), v. 38, p. 41- 54, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).