A PESSOA DO LEITOR/ESCRITOR DURANTE SUA GRADUAÇÃO: FATOS, SENTIMENTOS E POSSIBILIDADES
Abstract
O presente artigo teve como objetivo discutir elementos encontrados na Dissertação de Mestrado da autora com seu orientador, sobre práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita durante o Curso de Graduação, que primam pelo desenvolvimento de habilidades da pessoa enquanto leitor/escritor. A coleta de dados transversalmente foi feita com alunos na disciplina Educação e Literatura Infantil, durante o desenvolvimento de quatro semestres do Curso de Graduação em Pedagogia, na PUCRS, aplicando um questionário, acompanhamento de relatos através da Plataforma Moodle e observações em sala de aula, cujas respostas foram analisadas qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo. Como principal achado, percebemos a interinfluência de bons exemplos de uma prática positiva em aula, levando à qualificação de habilidades enquanto aluno e da pessoa do leitor/escritor em desenvolvimento, durante a disciplina, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem positiva afetiva, cognitivamente e socialmente, em leitura e escrita que foque sobre o desenvolvimento humano também no Ensino Superior.
Downloads
References
ASENSIO, José. M.; GARCÍA CARRASCO, Joaquín.; NÚÑEZ CUBERO, Luis.; LARROSA, Jorge. La vida emocional. Barcelona: Ariel, 2006.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
DAMÁSIO, António. Em busca de Espinosa. Prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre: Mediação, 2006.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1999.
MOSQUERA, Juan. J. M. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1978.
MOSQUERA, Juan. J. M., STOBÄUS, Claus. D. Autoimagem, autoestima e autorrealização na universidade. In: ENRICONE, D.(org.) A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.
MOSQUERA, Juan. J. M.; STOBÄUS, Claus. D. Leitura: o ato de ler e as diferenças individuais. In: TREVISAN, Albino; MOSQUERA, Juan J. M.; PEREIRA, Vera W. Alfabetização e cognição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 195-206.
SELIGMAN, Martin E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
VITÓRIA, Maria I. C.; CHRISTOFOLI, Maria C. P. A escrita no Ensino Superior. Educação (Santa Maria Online), v. 38, p. 41- 54, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).