ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
A ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.
Downloads
Referências
ALVES PEREIRA, R.M. Gabinetes de Curiosidades e os primórdios da Ilustração Científica. In: II Encontro de História da Arte – IFCH / UNICAMP, 2006, p. 407-413.
FERRARA, L. D’A. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2001. 72 p. (Série Princípios).
MOURA, N. A. de; SANTOS, E. C. dos; SILVA, J. B. da; ALES, J. V. Aplicações da ilustração científica no ensino de ciências e biologia no ensino fundamental e em cursos de graduação do Estado de Mato Grosso. Rev. Mirante, 1. ed. V. II. 2014.
______. Catálogo da Fauna e Flora ilustrada: uma experiência didática com professores e alunos do ensino fundamental, médio e superior. 1. ed. Editora Sanches Ltda. 2014.
OLIVEIRA, R. L. de, CONDURU, R.: Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol. 11(2): 335-84, maio-ago. 2004.
RAMOS, E. G. A Biodiversidade Brasileira: Análise de imagens do livro didático de biologia adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma. João Pessoa-PB. (Monografia da graduação). 2013.
SANTOS, R.R. dos; RIGOLIN, C.C.D. Interação entre ciência e arte na divulgação científica: proposta de uma agenda de pesquisa. Revista do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, v. 1, out., p. 183-193, 2012.
SILVA, P.G.P. da; CAVASSAN, O. Avaliação das aulas práticas de botânica em ecossistemas naturais considerando-se os desenhos dos alunos e os aspectos morfológicos e cognitivos envolvidos. Mimesis, Bauru, v. 27, n. 2, p. 33-46, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).