ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Abstract
A ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.
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