O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COMO REINVENÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM GUILLERMO OBIOLS
Resumo
A presente abordagem versa sobre os pressupostos que norteiam e influenciam o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia a partir do pensamento de Guillermo Obiols. O autor observa que o ensino de Filosofia deve contemplar a integralidade de suas teorias, dos seus pressupostos, pois é impossível filosofar sem as ferramentas da Filosofia. O método das aulas deve seguir as características de construção da forma filosófica de conhecimento, por meio de temas que gerem questionamentos. É necessário o exercício da prática epistêmica no ensino dessa disciplina, articulando os conteúdos estabelecidos em sua matriz curricular. O estudo mostrou que é importante não só apreender os pressupostos dos textos de Filosofia, mas também reinventá-los na compreensão basilar de seu ensino, do caráter informativo e do formativo por meio de seus próprios conceitos.
Palavras-chave: Guillermo Obiols. Ensino. Formação. Filosofia.
Downloads
Referências
GALLO, S.; KOHAN, W. O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a Filosofia no ensino médio. In: GALLO S. e KOHAN W. O. (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
KANT, I. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril, 1983. (Coleção “Os Pensadores”).
OBIOLS, Guillermo A. O ensino de Filosofia na Argentina: apresentação, problemas e perspectivas. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. (Orgs.). Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
______. Uma introdução ao ensino de Filosofia. Ijuí: Unijuí, 2002.
SEVERINO, Antônio J. O ensino da Filosofia: historicidade do conhecimento e construtividade da aprendizagem. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).