O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COMO REINVENÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM GUILLERMO OBIOLS

Autores/as

  • Lélio Favacho Braga Universidade Nove de Julho

Resumen

A presente abordagem versa sobre os pressupostos que norteiam e influenciam o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia a partir do pensamento de Guillermo Obiols. O autor observa que o ensino de Filosofia deve contemplar a integralidade de suas teorias, dos seus pressupostos, pois é impossível filosofar sem as ferramentas da Filosofia. O método das aulas deve seguir as características de construção da forma filosófica de conhecimento, por meio de temas que gerem questionamentos. É necessário o exercício da prática epistêmica no ensino dessa disciplina, articulando os conteúdos estabelecidos em sua matriz curricular. O estudo mostrou que é importante não só apreender os pressupostos dos textos de Filosofia, mas também reinventá-los na compreensão basilar de seu ensino, do caráter informativo e do formativo por meio de seus próprios conceitos.

Palavras-chave: Guillermo Obiols. Ensino. Formação. Filosofia.

 

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Biografía del autor/a

Lélio Favacho Braga, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE/SP. Mestre em Ciência Política, na Linha de Pesquisa Fundamentos da Teoria Política e Métodos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Graduado em Filosofia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Pará, na cadeira de Filosofia.

 

 

Citas

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Publicado

2015-06-06

Cómo citar

BRAGA, L. F. O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COMO REINVENÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM GUILLERMO OBIOLS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 32–39, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/21560. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN

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