LINGUAGEM E MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES REGISTROS SEMIÓTICOS
Resumo
O objetivo desse artigo é discutir o papel da linguagem no ensino de Matemática, evidenciando o conceito de representação semiótica proposto por Raymond Duval e sua contribuição para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais. A Matemática possui uma linguagem específica e complexa, tendo um mesmo objeto matemático diversos significados e representações. Essa característica se constitui, muitas vezes, em obstáculos para o processo de apropriação de conceitos e procedimentos por crianças e jovens escolares. Por outro lado, é necessário também que os professores compreendam o papel que a linguagem exerce no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente a linguagem Matemática.
Palavras-chave: Linguagem. Linguagem matemática. Variedade de registros.
Downloads
Referências
CASTRO, A. D. de e CARVALHO, A. P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2001.
D’AMORE, B. Conceptualizacion, registros e representaciones semióticas y noética: intecciones constructivistas en la aprendizaje de los conceptos matemáticos e hipótesis sobre algunos factores que inhiben la devolucion. Uno. Barcelona, Espanha, 35, 2004. p. 90 – 106.
_____. Epistemologia e Didática da Matemática. Trad. Maria Cristina B. Barufi; revisão técnica Ana P. Jahn; revisão final Sumaya Lima. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
_____. Objetos, Significados, Representaciones Semióticas y Sentido. In: Radford L., D’amore, B. (Eds.). Semiotics, Culture and Mathematical Thinking. Número especial della rivista Relime (Cinvestav, México. DF, México), 2006. p. 177 – 196.
_____. Matemática, Didática da Matemática e Linguagens. In: Elementos de Didática da Matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 241 – 284.
DEVLIN, K. O Gene da Matemática. Trad. Sérgio Moraes Rego. Rio de Janeiro: Record, 2004.
DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e funcionamento Cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática – registros de representação semiótica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p.11-33.
_____. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. (Fascículo I)
_____. Ver e Ensinar a Matemática de outra Forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semiótica. (Org.). Tânia M. M. Campos; trad. Marlene Alves Dias. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.
NUNES, T. [et al.] Educação Matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
PANIZZA, M. Reflexões gerais sobre o ensino da matemática. In: Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Trad. Antônio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 19-41.
SANTAELLA, L. O que é Semiótica. 6. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).