LINGUAGEM E MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES REGISTROS SEMIÓTICOS

Autores/as

  • Maria Alves de Azevêdo UFPB
  • Rogéria Gaudencio do Rêgo UFPB

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir o papel da linguagem no ensino de Matemática, evidenciando o conceito de representação semiótica proposto por Raymond Duval e sua contribuição para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais. A Matemática possui uma linguagem específica e complexa, tendo um mesmo objeto matemático diversos significados e representações. Essa característica se constitui, muitas vezes, em obstáculos para o processo de apropriação de conceitos e procedimentos por crianças e jovens escolares. Por outro lado, é necessário também que os professores compreendam o papel que a linguagem exerce no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente a linguagem Matemática.

Palavras-chave: Linguagem. Linguagem matemática. Variedade de registros.

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Biografía del autor/a

Maria Alves de Azevêdo, UFPB

PEDAGOGA, MESTRE EM EDUCAÇÂO, DOUTORA EM EDUCAÇÃO

Rogéria Gaudencio do Rêgo, UFPB

BACHAREL EM MATEMÁTICA, MESTRE EM FILOSOFIA E DOUTORA EM EDUCAÇÃO

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Publicado

2016-12-22

Cómo citar

DE AZEVÊDO, M. A.; DO RÊGO, R. G. LINGUAGEM E MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES REGISTROS SEMIÓTICOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 158–171, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25270. Acesso em: 20 dic. 2024.