FAZER E PENSAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESCOLA INTEGRAL E CRIANÇA INTEGRAL
Resumo
Fazer e pensar, duas atividades num processo de aprendizagem que mutuamente se pertencem. O fazer sem pensar é cego. O pensar sem fazer é vazio. Na primeira parte do artigo está escrito criticamente, que nas escolas e nas formações universitárias estes dois processos são separados. O corpo e o movimento são os inimigos da aprendizagem escolar. Na segunda parte está descrito um exemplo de um ensino móvel da matemática, no qual o movimento é o ponto de partida para formar imaginações sobre o tema da matemática. O exemplo mostra como o corpo e o movimento podem ser entendidos como aliados da aprendizagem. Na terceira parte são dicutidos argumentos da teoria de aprendizagem, da fenomenologia e da neurofisiologia, para favorecer uma compreensão da integração domovimento nos processos de aprendizagem cognitiva, ou seja, para uma ligação entre o pensar e fazer.
Palavras-chave: Movimento. Aprendizagem. Escola.
Downloads
Referências
BRUNER, J. Lernen, Motivationund Curriculum. Frankfurt: Fischer, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FRIEDRICH, G.; PREISS, G. Lehren mit Köpfchen. Gehirn & Geist, n. 2, p. 32 – 39, 2005
GADAMER, H.G. Der Mensch ohne Hand oder die Zerstörung der menschlichen Ganzheit. München: DTV Deutscher Taschenbuch, 1979.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.
______. LINS, Vera Luza U. Escola do Ensino Fundamental do Movimento – Movimento na Escola do Ensino Fundamental. Revista Educação em Questão, v. 30, n.16, p. 36-57, 2007.
_____.WashatLernenmitBewegungzutun? In: HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner; RIEGEL, K. (Hrsg.). Bewegung und Lernen. Tagung im Rahmen der Studie zur Entwicklung von Bewegung: Spiel und Sport in derGanztagsschule (StuBSS) (S. 19-37). Braunschweig: Eigenverlag, 2009a.
_____. Die Kraft von Luft und Wasser spüren – ein fächerübergreifendes Unterrichtsbeispiel für ein Lernen durch Bewegung. Lehrhilfen für den Sportunterricht v. 58, n. 1, p. 7-12, 2009b.
_____. A Formação de Professores de Educação Física Escolar e Aulas de Educação Física no Brasil - sob o ponto de vista alemão. Revista Kinesis, v. 30, n. 1, p. 134-157, 2012.
_____. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. Ijui: UNIJUI, 2013, p. 169-194.
MERLEAU-PONTY, M. Phänomenologie der Wahrnehmung. Berlin: de Gruyter, 1966.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
TAMBOER, J. Sich-Bewegen: ein Dialog zwischen Mensch und Welt. Sportpädagogik, v.3, n.2, p. 14-19,1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).