FAZER E PENSAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESCOLA INTEGRAL E CRIANÇA INTEGRAL

Autores

  • Reiner Hildebrandt-Stramann
  • Vera Luza Uchôa Lins

Resumo

Fazer e pensar, duas atividades num processo de aprendizagem que mutuamente se pertencem. O fazer sem pensar é cego. O pensar sem fazer é vazio. Na primeira parte do artigo está escrito criticamente, que nas escolas e nas formações universitárias estes dois processos são separados. O corpo e o movimento são os inimigos da aprendizagem escolar. Na segunda parte está descrito um exemplo de um ensino móvel da matemática, no qual o movimento é o ponto de partida para formar imaginações sobre o tema da matemática. O exemplo mostra como o corpo e o movimento podem ser entendidos como aliados da aprendizagem. Na terceira parte são dicutidos argumentos da teoria de aprendizagem, da fenomenologia e da neurofisiologia, para favorecer uma compreensão da integração domovimento nos processos de aprendizagem cognitiva, ou seja, para uma ligação entre o pensar e fazer.

Palavras-chave: Movimento. Aprendizagem. Escola.

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Biografia do Autor

Reiner Hildebrandt-Stramann

Graduado em Ciência do Esporte. Mestre em Filosofia. Doutor em Filosofia. Atualmente Diretor do InstitutFürSportwissenchaft - (Instituto de Ciência do Esporte) Alemanha. Professor Visitante em Portugal na Faculdade Castelo Branco. Professor Visitante na Espanha. Professor Visitante no Brasil na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e na UFRN, desde 2005. Prof. titular do Instituto da Ciência do Esporte e da Pedagogia de Movimento da Universidade Técnica de Braunschweig/ Alemanha. Email: R.Hildebrandt-Stramann@tu-bs.de

Vera Luza Uchôa Lins

Graduada em Educação Física e Esporte pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Especialista em Lazer pela Gama Filho/RJ; Especialização em Macroplanejamento Educacional, pela Universidade de Brasília.Doutora em Filosofia, sub área Epistemologia da Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa/Portugal. Professora no Centro de Educação da UFRN; Atualmente coordenadora adjunta da Visita de Cooperação Acadêmica do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à UFRN

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; LINS, V. L. U. FAZER E PENSAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESCOLA INTEGRAL E CRIANÇA INTEGRAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 12–23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25342. Acesso em: 18 nov. 2024.