AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE USO DOS RESULTADOS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO
LARGE-SCALE EVALUATION IN BASIC EDUCATION: A DISCUSSION ON THE USE OF RESULTS TO IMPROVE EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.25931Palavras-chave:
Política de avaliação, Uso dos resultados, Melhoria da qualidadeResumo
Este artigo trata da avaliação em larga escala na Educação Básica, no Brasil, a partir de uma discussão sobre os limites e as possibilidades de usar os resultados dessas avaliações para melhorar a qualidade da educação brasileira. Primeiro, pretendemos trabalhar com algumas noções gerais e contextuais para entender esse tipo de avaliação na educação, tanto no âmbito geral quanto no nacional. No segundo ponto, abordaremos as avaliações em larga escala no Brasil, tendo em vista a percepção de algumas potencialidades e possibilidades e os problemas e os limites dessas avaliações a partir do uso de seus resultados. No terceiro ponto, trataremos sobre a compreensão e o problema do uso dessas avaliações, considerando o uso dos resultados para melhorar a Educação Básica no país. O texto evidência que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, o uso dos resultados dessas avaliações ainda é um dos grandes desafios para o campo das políticas de educação.
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