AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE USO DOS RESULTADOS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO

LARGE-SCALE EVALUATION IN BASIC EDUCATION: A DISCUSSION ON THE USE OF RESULTS TO IMPROVE EDUCATION

Autores

  • Joedson Brito dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.25931

Palavras-chave:

Política de avaliação, Uso dos resultados, Melhoria da qualidade

Resumo

Este artigo trata da avaliação em larga escala na Educação Básica, no Brasil, a partir de uma discussão sobre os limites e as possibilidades de usar os resultados dessas avaliações para melhorar a qualidade da educação brasileira. Primeiro, pretendemos trabalhar com algumas noções gerais e contextuais para entender esse tipo de avaliação na educação, tanto no âmbito geral quanto no nacional. No segundo ponto, abordaremos as avaliações em larga escala no Brasil, tendo em vista a percepção de algumas potencialidades e possibilidades e os problemas e os limites dessas avaliações a partir do uso de seus resultados. No terceiro ponto, trataremos sobre a compreensão e o problema do uso dessas avaliações, considerando o uso dos resultados para melhorar a Educação Básica no país. O texto evidência que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, o uso dos resultados dessas avaliações ainda é um dos grandes desafios para o campo das políticas de educação. 

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Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômica da Bahia (FACCEBA) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins e faz o doutoramento em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa GEPPPE, membro da Comissão Própria de Avaliação CPA da UFT como representante docente da CPA do Campus de Tocantinópolis e membro do GT de Pesquisa desse Campus.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

DOS SANTOS, J. B. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE USO DOS RESULTADOS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO: LARGE-SCALE EVALUATION IN BASIC EDUCATION: A DISCUSSION ON THE USE OF RESULTS TO IMPROVE EDUCATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 09–27, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.25931. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25931. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO