Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406

Palavras-chave:

Avaliação, Enade, Resultado

Resumo

Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.

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Biografia do Autor

Edmilson José Santos Júnior, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri 

Jaqueline Dourado do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Efetiva do Curso de Administração Pública e Gestão Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). 

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, E. J. .; DOURADO DO NASCIMENTO, J. . Uma análise do significado do uso dos resultados do ENADE no âmbito da gestão de um curso de Administração Pública. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202337, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406. Acesso em: 28 abr. 2024.