AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406

Keywords:

Evaluation, ENADE, Results

Abstract

Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.

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Author Biographies

Edmilson José Santos Júnior, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri 

JAQUELINE DOURADO DO NASCIMENTO , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Effective Professor of the Public Administration and Social Management Course at the Center for Applied Social Sciences at the Federal University of Cariri (CCSA/UFCA). He holds a Doctorate (2017) and Masters (2013) in Education from the Federal University of Bahia (UFBA), Graduated in Pedagogy from UFBA (2010) and in Physical Therapy from the Catholic University of Salvador (2007), Specialist in Distance Education and Management in Health from the State University of Bahia (2013). She has experience in the area of ​​Education, working mainly in the areas of Evaluation, Public Policies in Education, Distance Education, Gender and Race. Develops works and projects in the area of ​​Solidarity Economy and Youth and Adult Education. She worked as executive coordinator of the ECOSOL-EJA Project, ITES/UFBA-MEC and as pedagogical coordinator of the municipal education network in Salvador. He is leader of the Public Policy Analysis and Evaluation Group (GAAP), registered in the Directory of Research Groups (DGP) of CNPq and certified by UFCA.

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Published

2023-06-20

How to Cite

SANTOS JÚNIOR, E. J. .; DOURADO DO NASCIMENTO , J. . AN ANALYSIS OF THE MEANING OF THE USE OF ENADE RESULTS IN THE FRAMEWORK OF MANAGING A PUBLIC ADMINISTRATION COURSE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202337, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406. Acesso em: 11 may. 2024.