UN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406

Palabras clave:

Evaluación, ENADE, Resultados

Resumen

Este artigo buscou analisar o significado do uso dos resultados do ENADE a partir da vivência da coordenação no âmbito da gestão de um curso de graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia enquadra-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevista e da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos do Curso e das atas do colegiado de curso, com a elaboração de categorias analíticas relacionados a avaliação externa. Os principais resultados evidenciam que o ENADE, a avaliação de cursos e a autoavaliação institucional são compreendidos como importantes para o conhecimento da realidade do curso, embora os dados quantitativos dos resultados apresentam-se como uma limitação para o uso dos seus resultados. Nota-se que o PPP de 2010 trazia elementos do Sinaes e sua importância para o curso, já na versão de 2016 há somente informações sobre a avaliação da aprendizagem e de revisão do PPP. Conclui-se que os resultados da avaliação permitem a melhoria dos processos de gestão e didático-pedagógico, embora necessite do seu uso de forma adequada, considerando os aspectos somativos e formativos e a implantação de uma cultura avaliativa nas discussões nos espaços de gestão dos cursos.

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Biografía del autor/a

Edmilson José Santos Júnior, Universidade Federal do Cariri

Bacharel em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri 

JAQUELINE DOURADO DO NASCIMENTO , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Profesor Efectivo del Curso de Administración Pública y Gestión Social del Centro de Ciencias Sociales Aplicadas de la Universidad Federal de Cariri (CCSA/UFCA). Tiene Doctorado (2017) y Maestría (2013) en Educación por la Universidad Federal de Bahía (UFBA), Graduado en Pedagogía por la UFBA (2010) y en Fisioterapia por la Universidad Católica del Salvador (2007), Especialista en Educación a Distancia y Gestión en Salud de la Universidad Estatal de Bahía (2013). Tiene experiencia en el área de Educación, trabajando principalmente en las áreas de Evaluación, Políticas Públicas en Educación, Educación a Distancia, Género y Raza. Desarrolla obras y proyectos en el área de Economía Solidaria y Educación de Jóvenes y Adultos. Trabajó como coordinadora ejecutiva del Proyecto ECOSOL-EJA, ITES/UFBA-MEC y como coordinadora pedagógica de la red municipal de educación en Salvador. Es líder del Grupo de Análisis y Evaluación de Políticas Públicas (GAAP), registrado en el Directorio de Grupos de Investigación (DGP) del CNPq y certificado por la UFCA.

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

SANTOS JÚNIOR, E. J. .; DOURADO DO NASCIMENTO , J. . UN ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DEL USO DE LOS RESULTADOS DE ENADE EN EL MARCO DE LA GESTIÓN DE UN CURSO DE ADMINISTRACIÓN PÚBLICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202337, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66406. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66406. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN