RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E O SISTEMA DE CICLOS

THE RELATIONSHIP BETWEEN LEARNING, ASSESSMENT AND THE CYCLES SYSTEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.25787

Palavras-chave:

Avaliação, Ciclo de Formação, Aprendizagem

Resumo

A organização do tempo escolar em ciclos, em alguns municípios, foi apresentada como uma alternativa para o sistema seriado, no qual, como sabemos, os alunos têm o seu aprendizado avaliado por meio de provas. No entanto, mesmo sem a temida possibilidade de reprovação anual, o nível de aprendizado dos estudantes ainda está abaixo do esperado. Assim, este artigo visa responder às seguintes questões: O que fazer para melhorar a aprendizagem no sistema de ciclos? Qual deve ser o lugar da avaliação da aprendizagem nessa nova organização do tempo escolar? A fim de responder a tais questões, analisaram-se cinco revisões e um artigo de pesquisadores da organização do tempo escolar em ciclos no Brasil. Esses trabalhos foram publicados em eventos reconhecidos nacionalmente e em revistas bem conceituadas na comunidade científica e convergem para a opinião de que a mudança de séries para ciclos exige que o conceito de avaliação formativa seja posto em prática, assim como a reorganização do currículo. Assim, é necessário propiciar tempo para que os docentes possam estudar e aperfeiçoar seu trabalho. Ademais, para reorganizar o currículo, é fundamental elaborar propostas pedagógicas diferenciadas por equipes de professores e gestores e proporcionar a participação dos demais funcionários, dos estudantes e de suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia de Andrade Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cíntia de Andrade Nunes é especialista em Educação Básica (Gestão Escolar) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Leciona em escolas da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Rua Visconde do Uruguai 414, Niterói, RJ, 24030-079 · Centro.

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vania Finholdt Angelo Leite é doutora em Ciencias Humanas-Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Leciona na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Formação de Professores nos cursos de graduação e pós-graduação. Rua Francisco Portela, 1470. São Gonçalo. RJ.

Referências

BARRETO, Elba Siqueira de Sá; SOUSA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e pesquisa. São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: Acesso em: 4 de jun. de 2015.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá; SOUSA, Sandra Zákia. Reflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 659-688, set./dez. 2005. Disponível em: Acesso em: 4 de jun. de 2015.

CÂNDIDO, Alberto Gomes. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre sua implantação. Revista Brasileira de Educação, nº 25, Jan /Fev /Mar /Abr 2004. Disponível em: Acesso em: 4 de jun. de 2015.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Práticas avaliativas bem sucedidas de professoras dos Ciclos de Formação da Escola Cabana de Belém. In: 27ª Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu. 27ª Reunião Anual da Anped, 2004.

ESTEBAN, Maria Teresa. A dimensão reflexiva da avaliação. Entrevista concedida ao Programa Salto para o Futuro e publicada em 12 de fev. de 2014. Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/tve/salto/interview> Acesso em: 27 de maio de 2015.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano. In: Regina Leite Garcia. (Org.). Novos olhares sobre a alfabetização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2001 p. 175-192.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Revista Lusófona de Educação, nº 13, p. 123-124. Disponível em: < http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao>Acesso em: 21 de maio de 2015.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, 5. ed. In: Maria Teresa Esteban (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, 5. ed. p.7-27.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Fundamentos, dilemas e desafios da avaliação na organização curricular por ciclos de formação. In: Maria Teresa Esteban (Org.). Escola, currículo e avaliação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 57-81.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: O que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 807-828, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso em: 04 de jun. de 2015.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: compreensão e prática. Entrevista concedida ao Jornal do Brasil e publicada em 21 de jul. 2000. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm#1> Acesso em: 09 de maio de 2015.

MAINARDES, Jefferson. A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 801-804, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/> Acesso em: 19 de maio de 2015.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000 – 2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: Acesso em: 04 de jun. de 2015.

MAINARDES, Jefferson; GOMES, Ana Cláudia. Escola em ciclos e avaliação da aprendizagem: uma análise das contribuições de teses e dissertações (2000 a 2006). In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu - MG. 31ª Reunião Anual da Anped: Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008. p. 1-16.

PARO, Vítor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. 15 fev. 2002. Disponível em: <http://www.vitorparo.com.br/trabalhos-publicados/artigos/download/> Acesso em: 01de jun. de 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

NUNES, C. de A.; LEITE, V. F. A. RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E O SISTEMA DE CICLOS: THE RELATIONSHIP BETWEEN LEARNING, ASSESSMENT AND THE CYCLES SYSTEM. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 28–45, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.25787. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25787. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO