Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Autores

  • Jerry Wendell Rocha Salazar Universidade Federal do Pará
  • Sônia Maria da Silva Araújo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-8240-9704

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614

Palavras-chave:

Formação docente. Racionalidades. PNAIC.

Resumo

O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de  estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerry Wendell Rocha Salazar, Universidade Federal do Pará

Doctoral Student in Education (PPGED-UFPA); Master in Education (PPGE-UFMA). Substitute Professor at the Universidade Estadual do Maranhão.

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará  (PPGED/UFPA). Doutora em Educação.

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/2464/2368. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituição.htm. Acesso em: 14 out. 2022.

______. Portaria n. 867 de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, DF: MEC, 2012a.

______. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: O Brasil do futuro com o começo que ele merece (livreto). Brasília, DF: MEC/SEB, 2012b.

______. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Formação do Professor Alfabetizador. Caderno de apresentação. Brasília, DF: MEC/SEB, 2012c.

______. Portaria n.º 1.458 de 14 de dezembro de 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF: MEC, 2012d.

______. Portaria n.º 826, de 7 de julho de 2017. Dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação - PNME. Brasília, DF: MEC, 2017a.

______. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Documento orientador. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017b.

BRITO, R. dos S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: POLICIES OF TEACHER EDUCATION IN BRAZIL FROM THE YEARS 1990. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 02–19, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.43571. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/43571. Acesso em: 19 nov. 2022.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo Castro; LAUANDE, Maria de Fátima R. F. Formação de professores da educação básica em nível superior: uma exigência da sociedade da comunicação e da informação. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CABRAL NETO, Antônio; NASCIMENTO, Ilma Vieira. Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. São Paulo, Xamã, 2009.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 93.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan./jun. 2014.

EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1ed. Campinas, SP: Alínea, 2012, v. 1, p. 52-71.

FREITAS, Luíz Carlos de. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______. Pedagogia do oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. 2. ed.São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/boniteza_ebook.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, p. 57-186, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. A formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Lisboa: Universidade de Aveiro, 2002. p. 49-66.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005

PÉREZ GOMÉZ, Angel. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 41 ed. Campinas, SP: Autores associados, 2009.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. ver. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 137.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Rev. Bras. de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.

SILVA, M. D. da. Fundamentos históricos da Escola Moderna e sua relação na formação de professores. In: JARDILINO, J. R. L.; MATOS, D. A. S.; SILVA, M. D. da (Orgs.). Formação e políticas públicas na educação: profissão e condição docente. Jundiaí, Paco Editorial: 2014

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

ROCHA SALAZAR, J. W.; DA SILVA ARAÚJO, S. M. . Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202309, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614. Acesso em: 18 nov. 2024.