PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS E FAMILIARES DE CRIANÇAS DE CRECHES QUANTO AO TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PERCEPTIONS OF PROFESSIONALS AND FAMILIES OF CRUCES CHILDREN ON THE WORKDEVELOPED IN CHILDREN EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.44955Palavras-chave:
Creche, Educação Infantil, Cuidar, EducarResumo
A polêmica sobre o cuidar e o educar tem constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil. Nas últimas décadas, os debates enfatizam a necessidade das funções do educar e cuidar estarem integradas nessa etapa do ensino. O presente estudo investigou os sentidos que profissionais e familiares de crianças atribuíram ao trabalho desenvolvido em suas instituições de Educação Infantil. Foi utilizada a metodologia de grupos focais. A análise considerou as falas de cada grupo focal e procurou identificar regularidades que indicassem sentidos consensuados mas também discrepâncias e diferenças nos grupos e entre os grupos. De forma geral, as falas dos familiares e das profissionais não foram dissonantes e apontaram uma visão positiva da Educação Infantil e das vivências das crianças nas creches que foram associadas ao seu desenvolvimento integral e a um melhor desempenho na sua vida familiar e escolar, no entanto há muitos desafios mencionados, afirmando a importância da existência das instituições da Educação Infantil com atendimento educacional de qualidade. Pretende-se que esse estudo contribua na discussão sobre o papel e as funções do atendimento educacional da primeira infância, a partir da análise das falas dos atores envolvidos, família e profissionais.
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