EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTANCIA DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DIGITAL AGE EDUCATION: STUDENTS UNDERSTANDING THE IMPORTANCE OF ICTs IN THE TEACHING LEARNING PROCESS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47791Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino Médio noturno, Processo de ensino-aprendizagemResumo
O estudo tem como objetivo levantar informações quanto ao perfil, o uso, a acessibilidade e a compreensão dos alunos sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em três escolas estaduais localizadas em Fortaleza, com 159 estudantes do 1º ao 3º do Ensino Médio noturno, utilizando um questionário com 8 questões objetivas. Após análise, foi possível constatar que os recursos tecnológicos e suas tecnologias embarcadas, apesar do grande avanço alcançado nos últimos anos, encontram-se distantes e inacessíveis às camadas sociais menos favorecidas. Percebendo o crescimento das tecnologias móveis e da internet e, concomitantemente, a invasão dessa nova cultura digital no ambiente escolar, sugerimos que as instituições escolares necessitam desenvolver propostas de ensino baseado na apropriação dessas tecnologias, por meio de um ensino que valoriza as novas formas de comunicação, produção e compartilhamento de conhecimentos, incluindo o alunado nesse processo de ensino-aprendizagem, enquanto seres capazes de produzir conhecimentos.
Downloads
Referências
BAIRRAL, M. et al. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: editora da UFRRJ, 2015.
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.
CARDON, D. A inovação pelo uso. In: Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. França: C & F Éditions, 2005. Disponível em: <https://vecam.org/archives/article591.html>. Acessado em: 10 de ago. 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). 2017. Disponível em <https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores>. Acessado em: 05 de ago. 2019.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
WEARESOCIAL. Global Digital Report. 2018. Disponível em <https://digitalreport.wearesocial.com/>. Acessado em: 05 de ago. 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD. Rio de Janeiro: Diretoria de Pesquisas, 2017.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, Jan/1997.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, 1997.
NOVAIS, A. E. Experiências genuinamente digitais e a herança do impresso: o que ajuda na interação com as interfaces gráficas. In: Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.
PEREIRA, B. T.; FREITAS, M. C. D. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Curitiba: Secretaria da Educação, 2010. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf>. Acessado em: 05 de ago. 2019.
PETITAT, A. Produção da escola / produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: < https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acessado em: 07 de ago. 2019.
RIBEIRO, A. E. et al. Linguagens, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.
TAJRA, S. F. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.
TAVARES, T. A. et al. A TV digital interativa como ferramenta de apoio à educação infantil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 2, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).