CORPOREIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENVELHECIMENTO: RESSIGNIFICAÇÕES DA TERCEIRA IDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL
CORPOREALITY, DIGITAL TECHNOLOGIES AND AGEING: REFRAMES OF THE OLD AGE IN THE EDUCATIONAL PROCESS.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47823Palavras-chave:
Educação, Mídia, Corpo, Tecnologias digitais, EnvelhecimentoResumo
O presente artigo analisa como as tecnologias digitais afetam as relações sociais de um grupo da terceira idade, dentro do espaço acadêmico e no cotidiano – a partir da relação corpo, mídia e envelhecimento. Tendo como objeto de estudo os alunos do curso de Francês do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Terceira Idade (NIETI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), busca-se entender, assim, as complexidades e demandas da pessoa idosa por uma ressignificação em torno do que é ser terceira idade no cenário atual. Como percurso metodológico, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante. Dentro do arcabouço teórico, há diálogos com autores da sociologia, antropologia, comunicação e educação, como Campelo (1996), Buckingham (2010), Stepansky (2012), Martín Barbero (2014) e Longhi (2018). Conclui-se que as tecnologias digitais modificam as práticas sociais da terceira idade, transformando-se em pedagogias no processo de relacionamentos afetivos, nos anseios por uma interação com outros grupos e na busca de pertencimento a um espaço educacional.
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