UM MERGULHO NO CAOS: PEDAGOGIA SITUADA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM CRIANÇAS NA ESCOLA

AN IMMERSION IN CHAOS: SITUATED PEDAGOGY AND AUDIOVISUAL PRODUCTION WITH CHILDREN IN SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48521

Palavras-chave:

Pedagogia situada, Paradigma ecossistêmico, Audiovisual, Caos

Resumo

O texto tem como objetivo refletir sobre elementos como a imprevisibilidade, a ordem-desordem e a colaboração no momento da ação pedagógica quando esta é proposta com base na metodologia ativa. Para tanto, foram criadas situações didáticas de produção audiovisual que pretenderam deslocar os “lugares do saber”, sem privilegiar nem o professor, nem o aluno na sala de aula, mas enfocando suas relações. Com base em uma pesquisa de doutorado, de viés qualitativo e realizada com crianças do ensino fundamental de duas escolas públicas, a discussão adota a perspectiva ecossistêmica da educação e da comunicação, e se aproxima da perspectiva sistêmica do caos aplicada à educação, para considerar o corpo, as interações e o contexto como elementos-chave de uma pedagogia situada. Os resultados demonstram que a não centralidade – nem no professor, nem no aluno – e a abertura ao duplo movimento de ordem-desordem abalou toda a estrutura da sala de aula criando “um caos”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyana Thédiga de Miranda, Instituto Federal de Brasília

Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Jornalista e Publicitária. Professora do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo no Instituto Federal de Brasília - Campus Recanto das Emas.

Referências

AKMANSOY, Vesile; KARTAL, Sadık. Chaos Theory and its Application to Education: Mehmet Akif Ersoy University Case. Educational Sciences: Theory & Practice. 14(2), p. 510-518, 2014

BANNELL, Ralph. Uma faca de dois gumes. In FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p.: 17-60

BATESON, Gregory. Una unidad sagrada. Passos ulteriores hacia una ecologia de la mente. Barcelona: Gedisa, 1993

BERTHOZ, Alain. La Simplexité. Paris: Odile Jacob, 2009

COLOM CAÑELLAS Antonio J. Teoría del caos y educación (Acerca de la reconceptualización del saber educativo). Revista Española de Pedagogía, Vol. 59, No. 218 (enero-abril 2001), pp. 5-24

CHRISTENSEN, Pia. Lugar, espaço e conhecimento: crianças em pequenas e grandes cidades. In, MULLER, Fernanda (org). Infância em perspectiva: políticas, pesquisa e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. P. 143-164

FOWLER, Stuart; WALT, Johannes L. Van Der. Chaos and order in education. South African Journal of Education, vol 24(1) 64 – 69, 2004

HOBBS, Renee. Create to Learn. Introduction to Digital Literacy. New Jersey: Wiley- Blackwell, 2017

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. Saberes de ação, interação e comunicação: metodologia ativa e resolução colaborativa de problemas com crianças na escola. Tese (Doutorado), Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga; FANTIN, Monica. A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola. Lumina - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Juiz de Fora, PPGCOM – UFJF, v. 12, n. 1, p.55-67, jan./abr. 2018

MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. Sala de aula “expandida”: multiliteracies, múltiplas linguagens e multissensorialidades no uso das tecnologias móveis pelas crianças na escola. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, mai-ago 2018, p.83-107

MUCCHIELLI, Alex. Étude des communications : nouvelles approaches. Armand Colin, Paris, 2006

MORONI, Juliana; GONZALEZ, Maria Eunice Quilici; MORAES, João Antonio. O que é filosofia ecológica? Kínesis, Vol. III, n° 05, Julho-2011, p. 349-355.

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. A sala de aula como ecossistema. Tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2019

PRADO, Magaly. Aprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-rede. Comunicação & Educação, Ano XXIII, número 2, jul/dez, 2018

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Fare Didattica con gli EAS. Episodi di Aprendimento Situati. Brescia: La Scuola, 2013.

SIBILIO, Maurizio. Il corpo inteligente. Naples: Simone, 2002

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

DE MIRANDA, L. T. UM MERGULHO NO CAOS: PEDAGOGIA SITUADA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM CRIANÇAS NA ESCOLA: AN IMMERSION IN CHAOS: SITUATED PEDAGOGY AND AUDIOVISUAL PRODUCTION WITH CHILDREN IN SCHOOL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48521. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/48521. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS