TRAÇOS DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E ARTÍSTICA NAS PRISÕES
TRACES OF AN EDUCATIONAL AND ARTISTIC PROPOSAL IN PRISONS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.50892Palavras-chave:
Universidade, Educação, Arte, SubjetividadeResumo
Este artigo pergunta sobre o que está acontecendo com o que a universidade oferece, o que é exibido como uma proposta nos espaços prisionais. Podemos identificar mudanças naqueles que viajam através das propostas da Universidade? Esperamos poder dar conta do escopo das práticas educacionais e artísticas da Universidade na prisão, recuperando o valor da educação como transmissão e recriação do conhecimento acumulado, mas principalmente como uma possibilidade de modificação de outras pessoas e o compromisso ético que isso implica. Isso implica parar de procurar resultados mensuráveis exclusivamente como uma política de avaliação dos resultados da Universidade para nos perguntar sobre as oportunidades de influenciar a educação pública daqueles que transitam pelos espaços oferecidos pela academia em contextos de privação de liberdade ambulatorial. É por isso que escolhemos nomear essa ideia como um traço, uma vez que é um “traço, traço ou traço de uma coisa ou pessoa” deixado em outra. Procura ser capaz de explicar alguns desses traços da voz daqueles que participam desta reunião; educadores e pessoas privadas de liberdade.
Downloads
Referências
BUENFIL BURGOS, R Ernesto Laclau y la investigación educativa en Latinoamérica. Implicaciones y apropiaciones del Análisis Político del Discurso Buenos Aires: CLACSO, 2019.
DE CERTAU, M La invención de lo cotidiano. Artes de hacer. Universidad iberoamericana. Instituto Tecnológico y Estudios Superiores de Occidente. México. 2000.
AUTOR “La Universidad entra a la cárcel, la cárcel entra a la Universidad”. Revista Fermentario. Montevideo, Uruguay Universidad de la República. UNICAMP, Brasil. N. 10, Vol. 1. 2016.
AUTOR y SALVADÉ R. “Cárcel y Universidad: actores, miradas y devenires en el encierro”. Ponencia presentada en II Encuentro Internacional de Tesistas e Investigadores en temáticas de cárceles y acceso a derechos educativos. Valparaíso, Chile. 2018 Inédita.
AUTOR, et.al. La formación de grado tras los muros. Un desafío complejo en Revista de Educación de Adultos y procesos formativos. Programa de Educación de Jóvenes y Adultos. Valparaíso, Chile. EPJA-UPLA. Vol 8.1er Semestre 2019. Versión on-line https://www.educaciondeadultosprocesosformativos.cl/revista/
URANGA Washington “Comunicación: en la encrucijada de la construcción ciudadana”. Revista Intersecciones en Comunicación Olavarría, Argentina. UNICEN Vol. 7. 2013. Pp. 11-39.
Programa Universidad en la cárcel- El Musguito II, UNICEN- Abrealas Ministerio de Educación. Argentina. 2018. Disponible en http://extension.unicen.edu.ar/blog/wp-content/uploads/2019/03/Libro-FInal-ISSUU.pdf
CABRERA C “Cultivando yoga, agricultura y medicina natural. Cosechando humanidad. Taller Agro Yoga Regenerativo Orgánico”. En El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina.
EDERY C. “Telarañas: Cinco años de aire” en El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina.
MADRID M. y DELGADO J. Empecinados en cumplir sueños. Taller de teatro. En El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina. 2018.
Revista LOS NADIES. Rompiendo el sistema. Expresiones literarias en contexto de encierro Programa Universidad en la Cárcel. Secretaría de Extensión. UNICEN. Tandil, Argentina. 2018. Disponible en https://drive.google.com/file/d/1CbREIKzukX8tdOIfL5l0XV4ydMbWly9j/view?fbclid=IwAR1ZhlwCLRs0aY-SaYvSbHMde5gcz4uyWixbMWWXlVvGgHCD1VG-k2p2Kz0
Revista Los Nadies. Rompiendo el sistema. Expresiones literarias en contexto de encierro UNICEN. vol 2 2019. Tandil, Argentina. Disponible en https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://extension.unicen.edu.ar/blog/wp-content/uploads/2019/12/Revista_-Los-nadies-rompiendo-el-sistema-lectura.pdf
AYUB, C. Carlos. Historia de un estudiantes universitario en contexto de encierro. Relato en primera persona. Olavarría, Argentina. 2019. Inédito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).