TRAÇOS DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E ARTÍSTICA NAS PRISÕES

TRACES OF AN EDUCATIONAL AND ARTISTIC PROPOSAL IN PRISONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.50892

Palavras-chave:

Universidade, Educação, Arte, Subjetividade

Resumo

Este artigo pergunta sobre o que está acontecendo com o que a universidade oferece, o que é exibido como uma proposta nos espaços prisionais. Podemos identificar mudanças naqueles que viajam através das propostas da Universidade? Esperamos poder dar conta do escopo das práticas educacionais e artísticas da Universidade na prisão, recuperando o valor da educação como transmissão e recriação do conhecimento acumulado, mas principalmente como uma possibilidade de modificação de outras pessoas e o compromisso ético que isso implica. Isso implica parar de procurar resultados mensuráveis exclusivamente como uma política de avaliação dos resultados da Universidade para nos perguntar sobre as oportunidades de influenciar a educação pública daqueles que transitam pelos espaços oferecidos pela academia em contextos de privação de liberdade ambulatorial. É por isso que escolhemos nomear essa ideia como um traço, uma vez que é um “traço, traço ou traço de uma coisa ou pessoa” deixado em outra. Procura ser capaz de explicar alguns desses traços da voz daqueles que participam desta reunião; educadores e pessoas privadas de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analia Umpierrez, Facultad de Ciencias Sociales - UNICEN

Doutora em Educacion pela Universidade de Buenos Aires - Professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Sociais. Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires. Argentina

Referências

BUENFIL BURGOS, R Ernesto Laclau y la investigación educativa en Latinoamérica. Implicaciones y apropiaciones del Análisis Político del Discurso Buenos Aires: CLACSO, 2019.

DE CERTAU, M La invención de lo cotidiano. Artes de hacer. Universidad iberoamericana. Instituto Tecnológico y Estudios Superiores de Occidente. México. 2000.

AUTOR “La Universidad entra a la cárcel, la cárcel entra a la Universidad”. Revista Fermentario. Montevideo, Uruguay Universidad de la República. UNICAMP, Brasil. N. 10, Vol. 1. 2016.

AUTOR y SALVADÉ R. “Cárcel y Universidad: actores, miradas y devenires en el encierro”. Ponencia presentada en II Encuentro Internacional de Tesistas e Investigadores en temáticas de cárceles y acceso a derechos educativos. Valparaíso, Chile. 2018 Inédita.

AUTOR, et.al. La formación de grado tras los muros. Un desafío complejo en Revista de Educación de Adultos y procesos formativos. Programa de Educación de Jóvenes y Adultos. Valparaíso, Chile. EPJA-UPLA. Vol 8.1er Semestre 2019. Versión on-line https://www.educaciondeadultosprocesosformativos.cl/revista/

URANGA Washington “Comunicación: en la encrucijada de la construcción ciudadana”. Revista Intersecciones en Comunicación Olavarría, Argentina. UNICEN Vol. 7. 2013. Pp. 11-39.

Programa Universidad en la cárcel- El Musguito II, UNICEN- Abrealas Ministerio de Educación. Argentina. 2018. Disponible en http://extension.unicen.edu.ar/blog/wp-content/uploads/2019/03/Libro-FInal-ISSUU.pdf

CABRERA C “Cultivando yoga, agricultura y medicina natural. Cosechando humanidad. Taller Agro Yoga Regenerativo Orgánico”. En El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina.

EDERY C. “Telarañas: Cinco años de aire” en El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina.

MADRID M. y DELGADO J. Empecinados en cumplir sueños. Taller de teatro. En El Musguito II. UNICEN. Tandil, Argentina. 2018.

Revista LOS NADIES. Rompiendo el sistema. Expresiones literarias en contexto de encierro Programa Universidad en la Cárcel. Secretaría de Extensión. UNICEN. Tandil, Argentina. 2018. Disponible en https://drive.google.com/file/d/1CbREIKzukX8tdOIfL5l0XV4ydMbWly9j/view?fbclid=IwAR1ZhlwCLRs0aY-SaYvSbHMde5gcz4uyWixbMWWXlVvGgHCD1VG-k2p2Kz0

Revista Los Nadies. Rompiendo el sistema. Expresiones literarias en contexto de encierro UNICEN. vol 2 2019. Tandil, Argentina. Disponible en https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://extension.unicen.edu.ar/blog/wp-content/uploads/2019/12/Revista_-Los-nadies-rompiendo-el-sistema-lectura.pdf

AYUB, C. Carlos. Historia de un estudiantes universitario en contexto de encierro. Relato en primera persona. Olavarría, Argentina. 2019. Inédito.

Publicado

2020-07-30

Como Citar

UMPIERREZ, A. TRAÇOS DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E ARTÍSTICA NAS PRISÕES: TRACES OF AN EDUCATIONAL AND ARTISTIC PROPOSAL IN PRISONS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.50892. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/50892. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE