EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE MANIFESTADAS EM AÇÕES EDUCATIVAS
UNIVERSITY EXTENSION AND TEACHING TRAINING EXPRESSED IN EDUCATIONAL ACTIONS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.52874Palavras-chave:
Extensão universitária, Formação docente, Ação EducativaResumo
Neste artigo, analisamos a reverberação de ações formativas, desenvolvidas junto a docentes em formação inicial e continuada, bem como de estudantes da Educação Básica por meio de dois projetos de Extensão de uma universidade pública estadual brasileira. Fundadas na pesquisa qualitativa, realizamos este estudo e as análises com base em observação participante, análise documental e entrevista feita com integrantes dos projetos sobre suas percepções em relação à temática em foco. Autores de referência, como Freire (1982), Tardif (2007), Libâneo (2001), Goergen (2010), dentre outros, fundamentaram este trabalho. Com base neste estudo, concluímos que a pesquisa que ocorreu por meio desses projetos de aplicabilidade das práticas extensionistas atendeu e socializou, junto aos envolvidos, as estratégias integrativas entre escola e universidade. A extensão é uma forma de a universidade cumprir com seu papel social e com a formação cidadã da comunidade, possibilitando o acesso a variados saberes e, com isso, a ampliação do repertório cultural dos sujeitos envolvidos.
Downloads
Referências
BRASÍLIA. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda graduação) e Para a Formação Continuada. Brasília: CNE/CP, 2015.
BRASIL. Estatuto das Universidades Brasileiras. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Rio de Janeiro: 1931.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 mai. 2020.
______. Ministério da Educação. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. FORPROEX. Porto Alegre – UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006.
CALDERON, GOMES, BORGES. Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990- 2011), Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, p. 653-679, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820160003&lng=en&nrm=iso
CARVALHO, Celso do P. F. de. Conhecimento e profissionalização no ensino médio: a lógica da naturalização e da adaptação social. EccoS, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 289-306, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=2499
CARVALHO, Maria J. Os poderes e a escola. Santo Tirso – Portugal, 2014.
FORPROEX – Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 1987. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf> Acesso em: 22 mai. 2020.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.
GOERGEN, Pedro. Formação superior: entre o mercado e a cidadania: In: Universidade e Currículo: perspectivas de educação geral. PEREIRA. Elisabete Monteiro de Aguiar (Org.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. In: Revista Educar, n. 17. Curitiba. Editora da UFPR, 2001. p. 153-176.
MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra. São Paulo: FTD, 2010.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SOARES, Maria S. A. O acesso à educação superior e sua cobertura demográfica. In: SOARES, Maria Susana Arrosa (coord.). A Educação Superior no Brasil. Porto Alegre, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
UECE - Universidade Estadual do Ceará. Plano de desenvolvimento institucional: 2017 – 2021 / Universidade Estadual do Ceará. - Fortaleza: EdUECE, 2018. 220 p.
VERÍSSIMO, Luís F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).