EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE MANIFESTADAS EM AÇÕES EDUCATIVAS

UNIVERSITY EXTENSION AND TEACHING TRAINING EXPRESSED IN EDUCATIONAL ACTIONS

Palavras-chave: Extensão universitária, Formação docente, Ação Educativa

Resumo

Neste artigo, analisamos a reverberação de ações formativas, desenvolvidas junto a docentes em formação inicial e continuada, bem como de estudantes da Educação Básica por meio de dois projetos de Extensão de uma universidade pública estadual brasileira. Fundadas na pesquisa qualitativa, realizamos este estudo e as análises com base em observação participante, análise documental e entrevista feita com integrantes dos projetos sobre suas percepções em relação à temática em foco. Autores de referência, como Freire (1982), Tardif (2007), Libâneo (2001), Goergen (2010), dentre outros, fundamentaram este trabalho. Com base neste estudo, concluímos que a pesquisa que ocorreu por meio desses projetos de aplicabilidade das práticas extensionistas atendeu e socializou, junto aos envolvidos, as estratégias integrativas entre escola e universidade. A extensão é uma forma de a universidade cumprir com seu papel social e com a formação cidadã da comunidade, possibilitando o acesso a variados saberes e, com isso, a ampliação do repertório cultural dos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Educação (UFC). Doutora em Educação (UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UECE). Licenciada em Arte-educação (Centro Universitário UniGrande Fortaleza). Bacharela em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI. Coordena o Projeto de Extensão Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI – NACE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Endereço eletrônico: cris.moraes@uece.br

Antonia Solange Pinheiro Xerez, ta da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutora em Educação – Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE SP. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e exerce suas funções no Centro de Educação-CED, nas linhas Fundamentos da Educação, Política Educacional e Formação Docente. Desempenha docência e pesquisa no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino MAIE/UECE, na linha de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Endereço eletrônico: antonia.xerez@uece.br

Fernando Roberto Ferreira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicobiologia (UFRN). Mestre em Bioquímica (UFRN). Licenciado em Ciências Biológicas (UFRN). Bacharel em Direito (UFRN). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará lotado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Desde junho de 2016 é pró-reitor de Extensão da UECE. Endereço eletrônico: fernando.roberto@uece.br

 

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Publicado
2021-01-26
Como Citar
MORAES, A. C.; ANTONIA SOLANGE PINHEIRO XEREZ; FERNANDO ROBERTO FERREIRA SILVA. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE MANIFESTADAS EM AÇÕES EDUCATIVAS. Revista Temas em Educação, v. 30, n. 1, 26 jan. 2021.
Seção
Dossiê - Extensão Popular