REPROVAÇÕES E EVASÃO: UMA ANÁLISE COM BASE NA METODOLOGIA DO INEP

Autores

  • Andrea Felippe Cabello Universidade de Brasília (UnB)
  • Tiago Chagas Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.57234

Palavras-chave:

Evasão, Reprovação, Ensino Superior

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar como a reprovação afetou a evasão e a conclusão entre os alunos da Universidade de Brasília (UnB) no período entre 2010 e 2019, medida pelos indicadores proposto pelo INEP (2017), ou seja, a taxa de conclusão acumulada, a taxa de desistência acumulada e a taxa de permanência, em especial a reprovação nos dois primeiros anos de curso. O estudo é inovador ao utilizar dados de uma instituição e não apenas de um curso, considerando também dados de desempenho ao longo do curso (reprovações), complementando a análise tipicamente feita pelo INEP com dados do Censo da Educação Superior. Conclui-se que o efeito de reprovações é bastante negativo para a taxa de evasão e esse efeito é maior para aqueles que reprovaram no início do curso.

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Biografia do Autor

Andrea Felippe Cabello, Universidade de Brasília (UnB)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília.Professor(a) de Magistério, Superior do Departamento de Economia da FACE.

Tiago Chagas, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília (2005) , especialização em Engenharia de projetos em Sistema de informação pelo Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - UNICESP(2007) e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2019). Analista de TI da Universidade de Brasília .

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

CABELLO, A. F. .; MEDINA CHAGAS, T. REPROVAÇÕES E EVASÃO: UMA ANÁLISE COM BASE NA METODOLOGIA DO INEP. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 98–113, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.57234. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/57234. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

MEMÓRIAS CIENTÍFICAS ORIGINAIS