REPROVAÇÕES E EVASÃO: UMA ANÁLISE COM BASE NA METODOLOGIA DO INEP
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.57234Palavras-chave:
Evasão, Reprovação, Ensino SuperiorResumo
O objetivo desse estudo é analisar como a reprovação afetou a evasão e a conclusão entre os alunos da Universidade de Brasília (UnB) no período entre 2010 e 2019, medida pelos indicadores proposto pelo INEP (2017), ou seja, a taxa de conclusão acumulada, a taxa de desistência acumulada e a taxa de permanência, em especial a reprovação nos dois primeiros anos de curso. O estudo é inovador ao utilizar dados de uma instituição e não apenas de um curso, considerando também dados de desempenho ao longo do curso (reprovações), complementando a análise tipicamente feita pelo INEP com dados do Censo da Educação Superior. Conclui-se que o efeito de reprovações é bastante negativo para a taxa de evasão e esse efeito é maior para aqueles que reprovaram no início do curso.
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