A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAIBA E OS DISCURSOS EDUCATIVOS SOBRE UM PRÉDIO QUE JÁ NASCEU DOENTE

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Felipe Soares de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0315-8156

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.58276

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Marinheiros, Edifício Escolar, Disciplina

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como a materialidade do espaço escolar interferiu na prática educacional da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do vigésimo século. Esta instituição se expandiu pelo Brasil, ainda no Império, com a tarefa de formar crianças pobres e desvalidas em marinheiros. Enquanto colégio interno, ofereceu um cotidiano disciplinar, proporcionando ensino elementar, náutico e físico responsável por adestrar os corpos dos aprendizes. Metodologicamente, utilizamos a análise do discurso a partir de Michel Foucault (2014), na intenção de perceber as vontades de verdade contidas nos escritos sobre a referida escola. Para tanto, analisamos o Livro de Copiador de Ofício (1908-1912), que continha queixas elaboradas pelo comando da escola sobre a ausência de acomodações e um ambiente satisfatório para as práticas educativas. Nos apropriamos das categorias de disciplina de Michel Foucault (2018) e de espaço-escola de Agustín Escolano (1998), para compreendermos as limitações do edifício escolar e de sua localização. Conclui-se que a referida instituição procurou caminhos para melhorias em suas instalações e adaptou seus métodos de ensino de acordo com a realidade vigente, almejando a formação de marinheiros em funcionamento.

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Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Felipe Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tenho experiência em projetos de extensão e estágio voltados para Conservação e Restauração de acervos históricos e atualmente me dedico a pesquisa de Iniciação Científica no campo da História da Educação.

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. dos S.; SAORES DE LIMA, L. F. A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAIBA E OS DISCURSOS EDUCATIVOS SOBRE UM PRÉDIO QUE JÁ NASCEU DOENTE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 205–224, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.58276. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58276. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO