CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59991Resumo
A educação brasileira, de modo geral, tem sido instituída numa prática bancária, centrada na transmissão de conteúdo. Apesar disso, práticas educativas pautadas em um processo de ensino-aprendizagem que se fundamenta na problematização, no diálogo, na valorização das experiências de vida cotidiana e da cultura dos alunos são desenvolvidas. Paulo Freire é considerado o principal autor que fundamenta práticas de ensino com essas características. Diante disso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura que objetivou responder a seguinte questão: quais as contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde? A partir da busca nas bases de dados disponíveis na internet: Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e a base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Verificou-se a presença de pressupostos freirianos em práticas educativas dirigidas tanto para a formação básica como para a formação dos profissionais em saúde de maneira consciente e emancipado, que faz repercutir em seu trabalho as características de uma educação libertadora e dialógica.
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