O Projeto Logos no Piauí: memórias formativas de professores leigos no Delta do Rio Parnaíba (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.62461Palavras-chave:
Ilha Grande de Santa Isabel. Professores Leigos. Projeto Logos.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar aspectos do Projeto Logos, no tocante ao processo formativo de professores leigos no Delta do Rio Parnaíba, nas comunidades ribeirinhas da Ilha Grande de Santa Isabel, no período de 1970 a 1980. Especificamente, intencionamos: caracterizar aspectos do Projeto Logos no território piauiense; descrever como se deu o processo formativo de professores leigos que atuaram em comunidades ribeirinhas do Delta do Rio Parnaíba; discutir aportes sobre a formação do professor leigo no Brasil, com enfoque no Piauí, no final do século XX. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, com viés metodológico na História Oral, tendo como técnica de produção de dados a entrevista de história oral plena, aplicada a três professores aposentados. A base teórica contemplou, dentre outros: Brasil (1975; 1974; 1971), Halbwachs (2006), Meihy e Ribeiro (2021), Warde (1986). O estudo mostrou que o Projeto Logos foi uma política de formação que habilitou centenas de professores leigos no Piauí, oportunizando profissionalização e possível melhoria da qualidade do ensino, por meio da certificação de Professor de 1º grau aos docentes que atuavam sem formação para o magistério.
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