Justiça e desempenho acadêmico:

um estudo com pós-graduandos em tempos de Covid-19

Autores

  • Dongoxi Luimbi Universidade Federal do Paraná
  • Edicreia Andrade dos Santos Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III/UFPR https://orcid.org/0000-0001-8745-3579
  • Flaviano Costa Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64711

Palavras-chave:

Justiça acadêmica; sistema de avaliação de desempenho; Covid-19

Resumo

A justiça acadêmica refere-se às avaliações individuais que os estudantes fazem sobre determinados resultados em forma de notas, procedimentos estabelecidos e relacionamento com o professor. Por motivo da pandemia os professores viram-se obrigados a alterarem os procedimentos didáticos para melhor adaptação. Nesse contexto, pressupõe-se que esta adaptação pode ocasionar situações desfavoráveis que passa pelo entendimento dos professores, e isso, pode interferir com que algumas atividades acadêmicas não sejam realizadas de forma justa. Assim sendo, o propósito deste estudo foi investigar a percepção de justiça junto a 120 estudantes de pós-graduação stricto sensu sobre o sistema de avaliação de desempenho e seus efeitos no desempenho acadêmico em tempos de Covid-19. Dentre os resultados pode-se inferir que somente a justiça procedimental afeta o desempenho dos estudantes de pós graduação em tempos de covid-19, mas não foi possível corroborar que as dimensões da justiça distributiva e interpessoal afetam o desempenho acadêmico dos pós-graduandos

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Biografia do Autor

Flaviano Costa, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III/UFPR

Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III/UFPR

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

LUIMBI, D.; ANDRADE DOS SANTOS, E. .; COSTA, F. Justiça e desempenho acadêmico: : um estudo com pós-graduandos em tempos de Covid-19. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202313, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64711. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64711. Acesso em: 2 nov. 2024.