O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA

Autores

  • Edite Maria da Silva de Faria Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

EJA, EJA. Formação docente, Paulo Freire

Resumo

Este artigo aborda o legado da obra de Paulo Freire para a formação de quem ensina e pesquisa na EJA. Diferentes segmentos sociais urbanos e rurais configuram a educação como um dos importantes e necessários caminhos de transformação social. O desafio é ampliar o olhar e o diálogo com sujeitos que caminham na busca das utopias, do ser mais, da esperança, por fim, como base das lutas sociais, dos sonhos, projetos e ações para a transformação. A questão norteadora da análise é: Como a obra de Paulo Freire contribui para a Educação Popular, para repensar escola pública e a formação de professores/pesquisadores de EJA na contemporaneidade? Interroga e descreve os impactos das políticas de formação inicial e continuada de professores dentro da universidade e para além dela.  Argumenta a favor de uma ecologia de saberes na formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos. Conclui que a formação de professores, especialmente na EJA, ainda traz inúmeros desafios, devendo ser concebida como campo de luta e reconfiguração. 

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Biografia do Autor

Edite Maria da Silva de Faria, Universidade do Estado da Bahia

Mulher negra, professora, nascida no campo. Possui graduação em Pedagogia. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora Permanente do Mestrado Profissional de EJA (MPEJA) da UNEB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) Bahia. Curadora do Café com Paulo Freire Bahia

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Publicado

2022-11-11 — Atualizado em 2022-11-11

Como Citar

DA SILVA DE FARIA, E. M. O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202210, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64780. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências